A computação em nuvem deixou de ser tendência há algum tempo, mas a segurança ainda segue em debate para quem adota esta tecnologia. De olho neste cenário, a Dedalus Prime, posicionada no mercado como Cloud Service Broker e a Amazon Web Services, provedor de nuvem da Amazon, têm colocado em prática ações para garantir a segurança na adoção de cloud computing.
Com o intuito de mostrar quais são as responsabilidades de cada player envolvido no processo e a importância de um parceiro para Serviços Gerenciados, a AWS possui o manual “Boas Práticas de Segurança AWS”. O documento está publicado no site do provedor de Cloud e as ações propostas destacam como pequenas, médias e até grandes corporações que adotaram a jornada para nuvem AWS com a ajuda de um parceiro ganharam em escala, alta disponibilidade, plataformas como serviços, segurança, redução de custos, entre outros benefícios que a nuvem proporciona.

Responsabilidade compartilhada
A adoção de nuvem exige o comprometimento de todas as partes envolvidas no processo. A Amazon Web Services é responsável por proteger a infraestrutura global que executa os serviços oferecidos na nuvem da AWS. Essa infraestrutura é composta por hardware, software, redes, armazenamento e instalações. O provedor de nuvem também fornece toda a camada de proteção da infraestrutura e serviços para data centers, hardware, hypervisor, armazenamento, rede e banco de dados, além da gama de serviços que ajuda na arquitetura e gerenciamento de um ambiente seguro, como AWS Inspector, AWS Shield, AWS WAF, AWS CloudTrail, entre outros.
E aqui entra o parceiro para Serviço Gerenciado que ficará com a responsabilidade de garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados, sistemas, aplicações, seguindo boas práticas na gestão de ativos, políticas de segurança, metodologias de desenvolvimento, monitoramento e atualizações de sistemas operacionais. “É nosso papel apoiar ao cliente na gestão do seu ambiente já que possuímos ferramentas, metodologias e equipe especializada para garantir a segurança necessária na jornada para nuvem. Colocar em prática essas recomendações é muito importante para garantir a segurança do ambiente, conta e recursos AWS”, destaca Wilder Martins, gerente de Tecnologia da Dedalus Prime.
O executivo ressalta ainda que existem muitas práticas a serem seguidas para garantir a conformidade e disponibilidade dos ambientes na AWS. Todas elas com seu grau de complexidade e viabilidade que devem ser avaliados para compatibilidade com cada cenário, ambiente e negócio. “Tenha em mente que a segurança da informação e a proteção de seus dados são de extrema importância, independentemente de qual mercado ou negócio sua empresa pertença. As boas práticas sempre permitirão que sua experiência com a nuvem seja a melhor possível. Usufrua da elasticidade do Auto Scaling, faça backup, monitore e transforme seu ambiente, integrando serviços. Isso tudo é executado por um parceiro especializado em nuvem”, completa.