A nuvem é uma parte fundamental da estratégia analítica de 70,1% das empresas, enquanto 21,6% considera importante no processo de adoção de análises. Esses foram os principais dados revelados pela pesquisa “The State of Cloud Analytics 2016,” que apurou que hoje a análise na nuvem não é apenas essencial, mas também caminha para ser dominante no ambiente de negócios.

O relatório foi patrocinado pela Informatica® – fornecedora mundial de soluções de gerenciamento de dados – e pela Deloitte. Produzida pela consultoria Enterprise Management Associates (EMA), a pesquisa foi conduzida no final de 2016 com 402 líderes de negócios e tecnologia em todo o mundo.

Entre as descobertas, foi revelado que as análises realizadas em nuvem agora atingiram a igualdade em adoção com as realizadas on-premise. As implementações analíticas de hoje são divididas quase igualmente entre ambientes on-premise e nuvem (híbrida ou pública), com a maioria dos entrevistados esperando expandir suas implementações de nuvem no futuro.

A pesquisa também destaca a imensa importância do autosserviço governado para a análise em nuvem. Uma esmagadora maioria dos entrevistados (94,8%) acredita que esse tipo de autoatendimento é uma estratégia-chave para as implementações de análises em suas organizações. De fato, quanto mais comprometida a organização é para a análise em nuvem, mais valiosas são as capacidades de autoatendimento em áreas como o gerenciamento de dados e, especificamente, sua administração, à medida que os usuários buscam níveis crescentes de agilidade.

Principais conclusões
· As análises em nuvem já passaram do ponto de inflexão e agora são top of mind – A nuvem é uma parte chave ou muito importante na estratégia analítica de 91,7% dos entrevistados.

· A adoção das análises em nuvem é impulsionada por necessidades vitais de Negócios – Os três principais drivers de negócio para análise em nuvem foram identificados como aperfeiçoamento de processos de negócios (23,5%), experiência do consumidor (22,2%) e melhor colaboração entre equipes e fornecedores (19,1%).

· A adoção também é impulsionada pelo custo – Os executivos que responderam a pesquisa identificaram a redução de custos (19,5%) como o principal fator técnico para mover a análise para a nuvem. Em termos de drivers financeiros, o custo de implementação / adoção foi identificado como o principal benefício monetário (47,6%).

· A segurança é um fator técnico e um obstáculo – A segurança de dados foi identificada como o segundo principal fator técnico para a adoção das análises em nuvem (15,1%). No entanto, segurança e compliance foram vistos como o principal obstáculo à implementação na nuvem (40%). No entanto, o medo das questões de segurança diminuiu (em 5%) entre os entrevistados com implementações de nuvem mais maduras.

· A integração e a migração são vitais – O segundo principal obstáculo à adoção foi identificado como integração e migração (34,6%), apontando para a importância crítica de ferramentas de integração de dados completas.

· As organizações estão extraindo insights por meio de um acesso mais amplo às soluções self-service – Empresas que possuem recursos robustos de análise em nuvem estão alimentando percepções mais rápidas e tendo maior agilidade por meio de autoatendimento governado para integração de dados (84%), mapeamento de dados (83%), modelagem de dados (82%) e governança de dados (77%).

Dez Anos de liderança em Integração em Nuvem
Como uma das pioneiras na nuvem, a Informatica trouxe a integração de dados para a nuvem em 2007 com a introdução do Informatica On-Demand. Agora, processando mais de 600 bilhões de registros por mês na nuvem, o Informatica Cloud® é o conjunto mais completo de aplicações de integração em nuvem do mercado, incluindo integração em lotes e em tempo real, qualidade de dados e gerenciamento de dados mestres. As capacidades de auto-atendimento governadas, projetadas para as ofertas da Informatica Cloud, permitem que os usuários de negócios ofereçam análises de nuvem mais rápidas, precisas e ágeis.

Veja o infográfico ‘Informatica celebra 10 anos de Cloud’ (em inglês).

Citações
· “O principal destaque da nossa pesquisa é que a adoção da nuvem está se expandindo rapidamente à medida que as empresas encontram sucesso com suas primeiras implementações de análise da nuvem e evoluem para criar ambientes mais maduros e promovem uma adoção mais ampla”, explica Lyndsay Wise, diretora de pesquisa da EMA. “À medida que esses ambientes se tornam mais maduros e robustos, os usuários de análises estão exigindo acesso aos seus dados de maneira que tornem mais rápido e fácil interagir com eles. Nesse sentido, o acesso de autoatendimento governado é o grande facilitador da crescente introspecção analítica que as empresas precisam para se manterem competitivas”.

· Ronen Schwartz, vice-presidente sênior e gerente geral de Integração de Dados, Big Data e Cloud, da Informatica, disse: “Nunca houve um ano de evolução mais rápida na análise da nuvem do que em 2016, e o cenário não mostra sinais de desaceleração. “A Informatica é pioneira na integração de dados na nuvem, tendo entrado no mercado há mais de 10 anos. Continuamos a inovar agressivamente para capacitar novos usuários – incluindo os de negócios – com acesso a mais dados, seja on-premise, na nuvem, em lote e em tempo real, de forma segura e governada. A Informatica está conduzindo ofertas fáceis de usar que alavancam metadados e aprendizado de máquinas que permite que os usuários de negócios e de TI maximizem o valor comercial de seus ativos de informações corporativas”.

· “A análise em cloud amadureceu rapidamente em uma ferramenta importante e econômica capaz de transformar dados em insights, ao mesmo tempo que alavanca capacidades de autoatendimento que podem unir tecnologia, pessoas e processos de maneiras novas e produtivas”, disse Tracie Kambies, diretora da Deloitte Consulting LLP. “A Deloitte e a Informatica têm uma longa história de fornecimento conjunto de soluções analíticas e estratégicas que capacitam os usuários com agilidade, confiança e rapidez para obter insights. À medida que as organizações se movem para tornar a análise de negócios uma parte integral de sua jornada na nuvem, a Deloitte e a Informatica podem oferecer experiência em infraestrutura de gerenciamento de dados e analítica”.