A Hewlett Packard Enterprise (NYSE: HPE) anuncia uma expansão do seu portfólio de composable infrastructure com a adição de uma nova oferta híbrida para computação em nuvem e extensões de tecnologia para sistemas hiperconvergentes. Ao estender a infraestrutura completamente programável do HPE Synergy para a plataforma multinuvem e por melhorias de software no HPE Hyper Converged 380, a HPE permite que profissionais de TI ofereçam infraestrutura definida por software na mesma velocidade da demanda das empresas dos clientes. As novas soluções incluem:

· HPE Synergy com HPE Helion CloudSystem 10 — traz o poder da composable infraestructure à plataforma de nuvem híbrida baseada na tecnologia OpenStack® da HPE para permitir que os clientes executem aplicativos sem sistema operacional, virtualizados, em contêineres e nativos da nuvem em uma única infraestrutura e componham e recomponham dinamicamente recursos para agilidade e eficiência incomparáveis.
· HPE Hyper Converged Operating Environment — a atualização do software oferece recursos composable para o HPE Hyper Converged 380, incluindo novos controles de espaço de trabalho que permitem que os gerentes de TI componham e recomponham recursos virtualizados para diferentes linhas de negócio, tornando mais fácil e mais eficiente para a TI agir como provedora de serviços interna para a organização deles.

“As necessidades comerciais dos clientes podem mudar de uma hora para outra e, por isso, eles precisam de uma plataforma de infraestrutura que possa suportar essas mudanças repentinas”, explica Ric Lewis, vice-presidente sênior e gerente geral de Data Center definido por software e Nuvem na HPE. “Com o HPE Synergy, oferecemos uma nova classe de infraestrutura que fornece a velocidade, a eficiência e a flexibilidade da nuvem pública no local, portanto a TI pode se concentrar em ser uma provedora de serviços interna em vez de se preocupar em manter a infraestrutura. Agora, estamos estendendo a composable infrastructure para nossas ofertas de nuvem e hiperconvergência, tornando a TI híbrida muito mais simples para os clientes.”
Os desenvolvedores corporativos de hoje estão criado cada vez mais novos aplicativos nativos na nuvem usando microsserviços e contêineres Agile. Ao mesmo tempo, transformam apps tradicionais em modelos “como serviços”, o que exige uma infraestrutura que possa suportar ambos os ambientes operacionais. O HPE Synergy oferece a primeira plataforma de composable infrastructure do setor, que trata a infraestrutura como código, permitindo que os desenvolvedores acelerem o fornecimento das aplicações. O HPE Synergy conta com, aproximadamente, 100 clientes com acesso antecipado que o implementaram com êxito em diversos setores.

“A fim de atender as necessidades em constante mudança dos nossos clientes de mobilidade, televisão e banda larga por toda a Europa, nossa organização buscou a ajuda da HPE”, afirma Colin Miles, VP EMEA de engenharia e data center na Liberty Global. “Como consumidores do HPE Synergy, nosso time pode explorar rapidamente a solução inovadora para conseguirmos entregar infraestrutura como código, trabalhando para nos dar a nuvem como a experiência que estávamos procurando em nosso data center”.

A 1ª nuvem privada do setor em composable infrastructure

O HPE Synergy com HPE Helion CloudSystem 10 permite às organizações operarem um único ambiente de TI local que suporta ambos os aplicativos tradicionais e nativos da nuvem. Com o HPE Helion CloudSystem 10, os operadores de TI agora podem compor recursos em minutos, tornando mais fácil para as empresas migrar da TI tradicional para a TI híbrida. Por meio de melhor automação do gerenciamento e utilização aprimorada da infraestrutura, os clientes podem oferecer serviços de nuvem mais eficientes por um custo menor.

O HPE Synergy e o HPE Helion CloudSystem 10 incorporam o HPE OneView Composer, o software de gerenciamento de automação da infraestrutura da HPE, permitindo descobrir, gerenciar e atribuir recursos de infraestrutura usando uma única interface unificada. Isso possibilita a utilização mais eficiente da infraestrutura ao permitir que a TI destine a infraestrutura certa para as cargas de trabalho certas, acelerando os ciclos de desenvolvimento enquanto mantém o controle e a conformidade.

Além disso, os clientes podem aproveitar as vantagens do amplo ecossistema que a HPE desenvolveu com o Programa de parceiros Composable Infrastructure. Isso inclui parcerias baseadas em ferramentas como Chef, Docker, SaltStack e Puppet, assim como parceiros tradicionais como Microsoft, VMware, SUSE e Red Hat por meio da integração com a API HPE OneView.

HPE Hyper Converged Operating Environment
A atualização do software HPE Hyper Converged Operating Environment introduz novos recursos de gerenciamento composable para o HPE Hyper Converged 380, a solução de virtualização baseada em software completa da HPE. As melhorias permitem que os operadores de TI se tornem um provedor de serviços interno para as diferentes linhas de negócio da sua organização, oferecendo aplicativos virtualizados com a eficiência da nuvem.

A atualização apresenta novos espaços de trabalho para vários usuários, o que permite que os operadores de TI componham e recomponham, de maneira rápida e fácil, ambientes virtualizados instantaneamente a partir de um único pool de recursos. O upgrade também integra análises, oferecendo aos gerentes de TI insights para assegurar que os recursos necessários estejam disponíveis quando for preciso e para prever futuras necessidades, assim a TI pode adicionar capacidade antes mesmo que os desenvolvedores percebam que precisam dela.

Como provedora de serviços interno, a TI pode também oferecer um portal de autosserviço intuitivo, tornando mais fácil para as linhas de negócio acessarem os recursos de que precisam para desenvolver e implantar seus aplicativos em seu próprio ambiente virtualizado na velocidade da nuvem.

Serviços da HPE – ajudando os clientes a adotarem e consumirem a composable infrastructure

Os clientes podem não apenas oferecer recursos de nuvem facilmente, mas também consumir essas soluções com economias da nuvem por meio do Serviço HPE Flexible Capacity. Isso garante aos clientes a possibilidade de expandir a capacidade vertical e horizontalmente conforme necessário, pagando somente pelo que consumirem.

O Flexible Capacity também ajuda os clientes com aplicativos nativos da nuvem usando microsserviços agile com preços baseados no uso do Docker Engine. Ao utilizar o HPE Flexible Capacity dessa maneira, o cliente pode cobrar o provisionamento de serviços locais por VM da mesma forma que é feito com o provisionamento de nuvem.

Para permitir que os clientes acelerem o retorno do investimento dessas novas soluções, a HPE agora oferece novos HPE Technology Services para ajudar os clientes a adotarem e capturarem rapidamente os benefícios da composable infrastructure e das soluções hiperconvergentes. O novo Serviço HPE Synergy Rapid Advisory explora casos de uso que aproveitam totalmente os recursos da composable infrastructure combinados com os atuais desafios da TI, e o workshop sobre infraestrutura definida por software da HPE e os serviços de arquitetura estratégica ajudam a acelerar a jornada dos clientes.

Expansão Cloud28+ – capacitando um ecossistema híbrido de provedores de nuvem globais

A HPE também anuncia planos para expandir o Cloud28+, uma comunidade aberta de organizações comerciais e do setor público com o objetivo comum de eliminar as barreiras da adoção da nuvem. O Cloud28+ será aberto para parceiros de todas das regiões da HPE. Com suporte do programa de canal da HPE, o Cloud28+ reúne provedores de serviços, provedores de soluções, ISVs, integradores de sistemas e entidades do governo para compartilhar conhecimento, recursos e serviços destinados a ajudar os clientes a criarem e consumirem a combinação certa de soluções de nuvem para suas necessidades