A rede de churrascarias NB Steak, restaurante que reinventou o sistema de rodízio no país e conta com seis unidades, sendo três em São Paulo (SP) e três em Porto Alegre (RS), adota o SAP na nuvem para gestão dos negócios. A solução foi implementada pela Ramo Sistemas e RSITech no modelo de contrato de licenciamento Original Equipment Manufacturer (OEM), baseado no SAP Business One. A rede de churrascarias aposta na solução SAP como uma ferramenta de padronização da gestão dos processos administrativos para elevar os níveis de qualidade de suas casas, simplificar os processos de gestão e garantir a expansão.

O diretor financeiro da MDR, grupo que detém a rede de restaurantes NB Steak e Maremonti Trattoria & Pizza, Fernado Makiyama, comenta que a tomada de decisão pela implementação SAP partiu do empresário Arri Coser, sócio proprietário da rede, que ao longo de sua carreira empreendedora teve oportunidade de trabalhar com sistemas SAP e, para ele, tornou-se um padrão pessoal de gestão e de qualidade ter em seus empreendimentos o sistema da companhia para suporte e controle das operações. “É importante para a gestão dos nossos restaurantes e para a expansão dos negócios contar com uma ferramenta que acompanhe o crescimento pautado na excelência dos produtos e serviços prestados e garantir a padronização da qualidade e dos processos empresariais”, explica o executivo.

Com a expansão da rede era preciso um software de gestão que respaldasse a dinâmica na tomada de decisão, organização e integração das áreas, agilidade no acesso às informações e controle dos processos. A NB Steak decidiu substituir o antigo processo interno de gestão pela solução SAP e obter melhor controle de preços, compras, estoque, consumo e de todas as transações com autonomia das operações. Além disso, o SAP na nuvem proporcionou a análise de todas as informações com indicadores confiáveis e de fácil acesso. “O SAP permite a visualização das informações que necessito para tomada de decisões, em qualquer lugar e em tempo real, com integração dos processos em uma única base”, conclui Makiyama.

Os bons resultados da rede NB Steak e a expansão das unidades nos últimos anos é a prova da eficiência de uma gestão de processos bem direcionada. Em 2015, a marca dobrou o número de unidades da rede. Segundo Makiyama, “a SAP oferece tecnologia que atende às nossas necessidades e consegue suportar o crescimento do negócio”.

O SAP conferiu um ganho de tempo e de qualidade em relação à análise de atividades envolvidas no preparo dos produtos e na prestação de serviços da rede de restaurantes. De acordo com o presidente da Ramo Sistemas, Décio Krakauer, “é uma solução que está preparada para atender às necessidades específicas da rede NB Steak”.

A nova marca estrou em São Paulo em 2013, no bairro Campo Belo e, hoje, conta com unidades em Pinheiros e no Itaim, além das três unidades em Porto Alegre. Fundada no início dos anos 90, na capital gaúcha, pelos empresários Lemir Magnani e Mairi Coser Magnani e, posteriormente, tendo como sócio Arri Coser, a rede NB Steak mudou o conceito de churrascaria e serviços. O novo posicionamento aliou a excelência do churrasco gaúcho pelo qual a casa é reconhecida, a um ambiente diferenciado com opções gastronômicas de uma casa de carnes com padrão internacional.