Segurar um carro ou um imóvel exige uma série de negociações e vistorias por parte da seguradora, proprietários e demais envolvidos, que pode fazer com que o processo de avaliação dos bens leve cinco dias, em média. E com todo este prazo, é muito comum que o cliente saia insatisfeito e a seguradora acabe tendo prejuízo por ter que enviar um atendente especializado a cada caso.

Levando em consideração este cenário, a LogMeIn Inc., empresa especializada em suporte remoto a clientes, desenvolveu uma tecnologia que permite que o sinistro, atendimentos e vistorias possam ser feitas de forma remota, sem a necessidade de gastos com deslocamento de equipe. Chamada de Rescue Lens, a ferramenta usa a câmera do celular do cliente para transmitir imagens ao vivo do bem a ser segurado para o atendente especializado.

“A nova geração de consumidores, altamente conectada e exigente, demanda adaptações do mercado. Por isso, a tecnologia pode ser uma ótima aliada das seguradoras, que precisam buscar alterativas às demoradas visitas técnicas para casos de sinistro e até em vistorias”, comenta Gustavo Boyde, gerente de marketing da LogMeIn para América Latina.

Uma pesquisa conduzida nos Estados Unidos sobre o mercado de seguradoras revelou que apenas 42% delas têm profissionais de área técnica disponíveis quando o consumidor precisa, seja para registro de sinistro ou vistoria, fazendo com que a experiência do usuário seja prejudicada. O reflexo deste comportamento se dá nas renovações de seguros, uma vez que 40% dos usuários insatisfeitos planejam trocar de seguradora nos próximos meses. Porém, nestes casos, quando o cliente é bem atendido, as chances de renovação podem chegar a 80%.

“No mercado de seguros, muitas vezes, o único contato direto da seguradora com o cliente acontece em casos de problemas. Por isso é tão importante melhorar e implementar novas soluções no setor de atendimento ao consumidor, com menos custos e maior produtividade para a empresa”, afirma o executivo.

Endsleigh Insurance já utiliza o serviço

A companhia de seguro estudantil Endsleigh, com sede no Reino Unido, adotou a solução Rescue Lens para aperfeiçoar os sinistros no ponto inicial de contato, com a capacidade de coletar evidências imediatamente e validar os sinistros sem ter que esperar por provas ou se deslocar até a casa do cliente. Como resultado, quando usada a Rescue Lens, o tempo de resolução dos sinistros cai de típicos cinco dias para um único dia – elevando a satisfação do cliente e reduzindo os custos gerais de suporte.

“Para os sinistros, é importante ser capaz de fazer perguntas e explicar o que é coberto enquanto se está vendo o mesmo que o cliente vê”, afirma Simon Powell, gerente de operações de sinistro da Endsleigh.