A ALE, que atua sob a marca Alcatel-Lucent Enterprise, anunciou recentemente os resultados de uma pesquisa feita em parceria com a consultoria TPNET. A pesquisa mostra que os serviços gerenciados estão crescendo em diversos setores e empresas.
A TPNET e a ALE coletaram a opinião de 233 CIOs e diretores de TI de grandes e médias empresas na Espanha. O resultado, publicado no relatório de mercado “Network On Demand: un futuro para la infraestructura de Red en las empresas”, mostrou que os serviços gerenciados mais pedidos pelos clientes são manutenção e suporte de infraestrutura (21,4%), serviços gerenciados para infraestrutura de rede (17,9%), armazenamento de dados (17,9%), impressão (14,3%), segurança (10,7%), servidores (7,1%) e comunicação de voz pela nuvem (7%).
Um levantamento da IDC estima que 80% da infraestrutura de rede corporativa será entregue no modelo “pay-per-use” até 2020. As principais vantagens apontadas são a redução de custos ou a capacidade de reduzir investimento em equipamentos, ao mesmo tempo em que há a vantagem de ter a rede gerenciada por uma equipe de especialistas que atuam em ambiente de redes cada vez mais complexos.
Com serviços gerenciados, as empresas utilizam apenas o que precisam e pagam apenas pelo o que foi usado, o que permite ter uma estrutura flexível que funciona de acordo com as necessidades de rede e de conectividade. Pesquisa da ZK Research afirma que as grandes corporações e as multinacionais precisam, em média, mais de 30 atualizações de software para a sua infraestrutura de rede, o que faz do gerenciamento da rede um grande desafio.
Ao todo, 65% das empresas delegam o gerenciamento e a manutenção da sua infraestrutura de rede para a sua própria equipe interna, enquanto 20,7% delas optam pela terceirização. Menos de 5% das entrevistadas indicaram que possuem um acordo abrangente para o gerenciamento completo dos serviços de rede.
Redução de custos, o principal benefício da Network On Demand
Informações adicionais da pesquisa mostram que 40% dos entrevistados reconhecem que a redução dos custos é o principal benefício dos serviços gerenciados, enquanto 35% afirmam que a vantagem principal está na melhoria da rede sem precisar de orçamento adicional. Uma a cada quatro empresas também destacou as atualizações gratuitas de hardware e software como um grande benefício dos serviços gerenciados. Da mesma forma, um quarto dos entrevistados disse que gosta da ideia de começar um novo serviço no modelo OPEX e ter a capacidade de convertê-lo a CAPEX quando as necessidades de negócios suportarem essa mudança. Por fim, cerca de 18% dos entrevistados acreditam que o principal benefício está na redução da sua própria equipe interna dedicada ao gerenciamento da rede, além de apontar a flexibili dade para ter variações sazonais da rede quando elas forem necessárias, especialmente nos ambientes universitários quando o período de férias significa um uso muito menor nos recursos de rede.
Com a infraestrutura de rede crescendo em complexidade, o estudo destaca que as empresas precisarão ter as ferramentas certas para poder responder aos novos desafios de tecnologia, ao mesmo tempo em que mantêm os custos totais de propriedade sob controle.
Veja o relatório executivo do estudo (em espanhol): http://www.muycomputerpro.com/wp-content/uploads/2016/07/Resumen-ejecutivo-NOD.pdf
Comments