A Honda R&D (Research & Development), subsidiária do grupo Honda dedicada à pesquisa e desenvolvimento, e a empresa japonesa de telecomunicações SoftBank anunciaram um acordo de cooperação para o desenvolvimento de um sistema de inteligência artificial (AI) que vai permitir ao veículo se comunicar com seu condutor e ler suas emoções durante as viagens, podendo sugerir desde possíveis rotas a outros tipos de assistência.

A pesquisa será conduzida no novo laboratório da Honda R&D Innovation Lab Tokyo, operação que será inaugurada em meados de setembro em Akasaka, Tóquio.

Por meio desse projeto conjunto, ambas as empresas pesquisarão formas de viabilizar o diálogo entre o veículo e seu condutor a partir da fala do motorista e de informações obtidas por sensores e câmeras instaladas nos automóveis. O sistema poderia inclusive recomendar visitas regulares à oficina com base nos dados captados sobre distâncias percorridas, perfil de condução e frenagem ou alertar ao motorista que esqueceu as chaves no veículo.

O projeto procura aplicar ao manejo de veículos o chamado “motor de emoções”, projetado por uma subsidiária da SoftBank, equivalente a um conjunto de tecnologias de inteligência artificial que tornará possível às máquinas gerarem suas próprias emoções.

Além disso, à medida que o sistema vai conhecendo cada vez mais os hábitos do condutor, ele permite que os produtos “se desenvolvam”, tornando a relação entre o homem e a máquina ainda mais sólida.

A pesquisa conjunta com o SoftBank será uma das iniciativas da Honda para acelerar o desenvolvimento de tecnologias no campo da inteligência artificial.