A Aruba, uma empresa da Hewlett Packard Enterprise, anuncia que o RIOgaleão – Aeroporto Internacional Tom
Jobim, a porta de entrada oficial das Olimpíadas 2016, modernizou sua
infraestrutura de rede para soluções de data center HPE e soluções de
campus da Aruba. O RIOgaleão também anuncia o lançamento de um
aplicativo móvel baseado na plataforma Meridian, da Aruba, que
possibilita acelerar as operações no aeroporto e levar aos passageiros
uma experiência de viagem moderna e aperfeiçoada, única na América
Latina.
Com o tráfego anual alcançando a marca recente de 17 milhões de
passageiros, e com um volume esperado de 1,5 milhão de pessoas no
período dos jogos Olímpicos e Paralímpicos, o aeroporto sabia que a
atualização da sua infraestrutura de rede era uma prioridade. Tendo os
jogos como uma necessidade imediata e o crescimento futuro para até
30 milhões de passageiros por ano como motivador, a equipe de TI do
RIOgaleão foi responsável por uma grande atualização da rede, em
conjunto com o projeto de construção e expansão de 100 mil metros2
do
aeroporto.
As soluções de rede legadas e discrepantes do Aeroporto Internacional
Tom Jobim não tinham condições de acompanhar a crescente demanda
dos passageiros, visitantes e prestadores de serviços do aeroporto, bem
como as necessidades da própria operação. Assim, as principais
prioridades da modernização da infraestrutura eram melhorar o
Contato editorial
Pavel Radda, Aruba, a Hewlett
Packard Enterprise company
408-410-0294
Pavel.radda@hpe.com
Lori Hultin, LSH
Communications para Aruba, a
Hewlett Packard Enterprise
company
818-879-4651
Lori.hultin@hpe.com
Alexandre Scaglia, HPE
+55 11 99659 5843
Alexandre.scaglia@hpe.com
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desempenho e a confiabilidade da rede, e também lançar um novo
aplicativo móvel para garantir uma experiência mais sofisticada ao
viajante. Considerando a previsão de picos de até 85 mil passageiros por
dia circulando no aeroporto no período dos jogos olímpicos — o dobro do
volume diário normal — o aprimoramento da rede tornou-se essencial.
Além disso, o aeroporto queria oferecer serviços de rede para empresas
aéreas, concessionárias e outros prestadores de serviços, assim como
simplificar as funções internas do aeroporto.
O time de tecnologia do RIOgaleão analisou diversos fornecedores de
rede, e concluiu que as soluções da HPE/Aruba ofereciam o melhor TCO
(sigla do inglês para Custo Total de Propriedade) e a mais ampla
variedade de soluções, além da implantação e o gerenciamento
simplificados que eles procuravam.
“A HPE ofereceu a melhor solução técnica para a rede core com fio,
particularmente por sua capacidade de acomodar diferentes protocolos
operacionais sem precisar substituir o hardware caso a mudança de
protocolo se fizesse necessária”, afirma Alexandre Villeroy, CIO do
Aeroporto RIOgaleão. “E nós já sabíamos que a Aruba oferecia uma das
melhores soluções sem fio Gigabit. Assim, a possibilidade de podermos
obter a solução completa, de ponta a ponta, da HPE/Aruba foi um fator
importante em nossa decisão. De forma geral, o portfólio da HPE/Aruba
estava mais alinhado com nossa visão.”
Trabalhando com o parceiro de canal ZIVA para a instalação, a
modernização do aeroporto inclui pontos de acesso 802.11ac Aruba série
200 e o controlador de mobilidade série 7200, switches HPE FlexNetwork
série 5130 HI, switches de chassi HPE FlexFabric 7910 e software de
gerenciamento de rede HPE/Aruba para substituir a infraestrutura legada
e composta por equipamentos de diversos fornecedores.
O aeroporto também está instalando a solução Mobile Engagement da
Aruba, incluindo mais de 3 mil beacons Aruba e a plataforma de
aplicativo móvel Meridian. Usando a plataforma Meridian e com a ajuda
da Accenture Digital, parceiro de desenvolvimento, projeto e integração
do aplicativo móvel, o aeroporto está lançando o aplicativo móvel
RIOgaleão para fornecer informações de status dos voos e orientações
para os visitantes, assim como habilitar notificações por push. Com isso,
no futuro, há a possibilidade de desenvolver alertas e informações para
os passageiros, por exemplo, promoções e descontos dos prestadores
de serviços.
O aeroporto também está estudando formas de usar o aplicativo e a nova
rede para agilizar o check-in, a segurança e os processos de embarque
dos passageiros, para que eles gastem menos tempo em filas e mais
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tempo aproveitando as amenidades oferecidas. Além disso, o RIOgaleão
está avaliando maneiras de usar o aplicativo para desenvolver um melhor
relacionamento com os passageiros.
“Tradicionalmente, as companhias aéreas detêm o relacionamento com
os passageiros. No entanto, para a nossa estratégia de negócio é
fundamental ter esse acesso direto e entender quem são estas pessoas
e que tipos de serviços interessam a elas”, afirma Renata Pinheiro,
Diretora de marketing e comunicação do RIOgaleão. “Com o aplicativo
funcionando, esperamos conhecer melhor quem circula por aqui para
que possamos oferecer aquilo que eles precisam e desejam de forma
mais eficiente.”
Com a nova rede em funcionamento, o RIOgaleão também está
buscando maneiras de aprimorar as operações internas à medida que as
instalações crescem. Isso inclui acesso do pessoal aos sistemas de
operação e manutenção do aeroporto, ao controle e gerenciamento de
dispositivos IoT (Internet das Coisas) — como ar-condicionado,
iluminação e sistemas de água — e também permitir que empresas que
fornecem serviços de bagagem e atendimento às aeronaves acessem
seus sistemas operacionais usando a rede Wi-Fi. O aeroporto também
está explorando a integração com as aeronaves para acessar
informações de telemetria e de outros sistemas de bordo, assim como
Wi-Fi a bordo das aeronaves.
“Aeroportos do mundo estão cada vez mais investindo em novas formas
de rentabilizar os espaços e as iniciativas comerciais, e não apenas com
a receita dos voos. Por isso, é essencial que possamos oferecer aos
passageiros um ambiente que se torne parte da viagem — um local onde
eles queiram gastar mais tempo e dinheiro”, explica Villeroy. E ele
acrescenta: “A nova rede HPE/Aruba está ajudando a estabelecer a base
para nosso crescimento futuro e aumenta a capacidade de oferecer essa
experiência mais sofisticada aos visitantes”.