O Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento imparcial em tecnologia, afirma que as organizações que passam pela transformação dos negócios digitais podem facilitar esse processo se criarem uma visão para sua própria indústria. De acordo com a Agenda CIO 2016, até 2020, os executivos esperam que 41% da receita empresarial seja gerada por negócios digitais, quase o dobro do que ocorreu em 2015. Apesar disso, em 2016, muitas organizações ainda não iniciaram uma transformação de negócios digitais.
“As companhias podem ser transformadas pela exploração dos momentos de negócios ou por utilizar competências digitais para criar ou entrar em novos mercados, como o Airbnb e o Uber fizeram. Entretanto, muitas empresas acharão mais fácil começar pela criação de uma visão para os negócios digitais de sua indústria em particular. Essa abordagem possibilita que a companhia direcione os fundamentos da concorrência a seu favor sem limitar negócios digitais a pequenas sequências de eventos e a compromissos com projetos amplos. Desde que a organização estabeleça sua visão, ela pode conduzir mais facilmente os momentos de negócios ou alavancar suas competências digitais em novos mercados”, afirma Jorge Lopez, Vice-Presidente e Analista Emérito do Gartner.
Para adotar essa abordagem, os CIOs encarregados dos negócios digitais precisam compreender qual é a importância de uma visão industrial nessa área. “De forma geral, um panorama da indústria mostra como os negócios pareceriam se as empresas usassem a Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) e máquinas inteligentes em seu pleno potencial. Para indústrias com grande volume de ativos, as tecnologias digitais podem automatizar as operações em grande escala, não somente em processos individuais de negócios, mas em toda uma operação ponta a ponta. A produtividade avança conforme a automação inteligente torna as decisões melhores e mais rápidas, produzindo mais com custo mais baixo, poucos ativos e paradas mais curtas. Ao mesmo tempo, a produção ideal normalmente reduz o impacto ambiental da empresa”, explica Lopez.
Uma visão da indústria é composta por quatro partes:

Conceito – Uma visão industrial procura mudanças fundamentais que afetarão muitas dimensões dos negócios e das operações, como o caso de um fabricante de autopeças que capacita suas fábricas com impressoras 3D de plástico ou partes compostas em vez de ter que fazer o pedido e aguardar pela entrega. O produtor não teria que comprar matérias-primas, administrar fornecedores, fabricar as peças e distribuí-las para os atacadistas. A economia dos negócios mudaria e boa parte dos custos desapareceria. Porém, outros desafios surgiriam, como a criação de uma descrição digital precisa de cada peça e a necessidade de certificar-se de que as fábricas possuem o equipamento correto, experiência de processo e material para impressão.

Competências – As organizações precisam de um novo conjunto de competências para que os negócios digitais funcionem. Essas habilidades exigirão um nível de perícia que a empresa ainda não possui. No exemplo acima, o fabricante de autopeças teria que negociar o serviço de impressão em 3D de uma maneira nova para um novo público e precisaria disponibilizar treinamento para fornecedores de peças ao lidar com uma operação de impressão em 3D para manter um serviço de assistência, dominando qualquer problema que a oficina encontre. A organização pode desenvolver algumas competências internas (por exemplo, o departamento de TI pode criar arquivos de impressão em 3D), mas ela precisará de parceiros para estabelecer negócios, como uma companhia de impressão em 3D e um fornecedor de plásticos ou metal. Ela também pode precisar adquirir outras empresas (talvez uma que administre a assistência). Vendas e Marketing precisarão de contratos inovadores.

Ativos – As empresas precisam de um conjunto diferente de ativos para executar os negócios, incluindo pessoas, dados e propriedade intelectual (PI). O fabricante de peças terá que assumir suas habilidades de modelagem em 3D, seu conhecimento de impressão em 3D, estabelecer bancos de dados e redes para enviar rapidamente arquivos corretos e iniciar um programa de marketing digital para manter as oficinas engajadas. A organização necessitará de pessoal contratado para esse trabalho, que deverá ter a seu dispor dados corretos sobre as peças e os clientes, além de ferramentas analíticas para avaliar os negócios e as operações. Uma vez que a nova abordagem fornece uma vantagem competitiva para a empresa, ela deve desenvolver e proteger sua PI – um desafio complexo, já que deve colaborar com parceiros e ter sua própria propriedade intelectual.

Pesquisa – O novo negócio digital não é estático e expandirá para novas áreas. As organizações terão que manter um programa de pesquisa projetado para somar aos negócios e precisarão experimentar continuamente novas possibilidades de negócios digitais. Essas possibilidades exigirão novas tecnologias, de forma que as organizações precisarão pesquisar parcerias, especialmente com universidades.