Microsoft e LinkedIn anunciaram nesta semana que firmaram um acordo definitivo sob o qual a Microsoft irá adquirir o LinkedIn por US$ 196 por ação em uma transação em dinheiro avaliada em US$ 26,2 bilhões, incluindo o caixa líquido do LinkedIn. O LinkedIn vai manter a sua marca distinta, cultura e independência. Jeff Weiner permanecerá sendo CEO do LinkedIn, reportando-se Satya Nadella, CEO da Microsoft.

O LinkedIn é a maior e mais valiosa rede profissional do mundo e continua construindo um negócio crescente. Durante o ano passado, a empresa lançou uma nova versão do seu aplicativo móvel que levou a um maior engajamento dos membros; aumentou o newsfeed LinkedIn para oferecer melhores insights de negócios; adquiriu uma plataforma líder de aprendizagem online chamada Lynda.com para entrar em um novo mercado; e lançou uma nova versão de seu produto Recruiter aos seus clientes empresariais. Essas inovações resultaram em aumento de sócios, engajamento e resultados financeiros, especificamente:

> Crescimento de 19% ao ano para mais de 433 milhões de membros em todo o mundo;
> Crescimento de 9% para mais de 105 milhões de membros exclusivos visitando por mês;
> Crescimento do uso móvel de 49% para 60%;

“Assim como nós mudamos a maneira como o mundo se conecta a oportunidades, este relacionamento com a Microsoft, e a combinação de sua nuvem e rede do LinkedIn, agora nos dá a chance de também mudar a maneira como o mundo funciona”, disse Weiner. “Nos últimos 13 anos, temos sido posicionados de forma única para conectar profissionais para torná-los mais produtivos e bem sucedidos, e eu estou ansioso para assumir a nossa equipe através do próximo capítulo da nossa história”.

A transação foi aprovada por unanimidade pelos Conselhos de Administração de ambas LinkedIn e Microsoft. O negócio é esperado para fechar este ano e está sujeita à aprovação dos acionistas do LinkedIn, a satisfação de certas aprovações regulamentares e outras condições habituais de fechamento.