Só no Brasil, ainda existem mais de 13 milhões de analfabetos. Com uma ideia inovadora e uma multifuncional HP Ink Advantage Ultra 4729, o projeto Magic Words, criado pela AlmapBBDO para a HP, percorreu o país inteiro ouvindo histórias contadas por pessoas que jamais sonhariam em ver suas memórias registradas.

Essas narrativas foram impressas pela HP Ink Advantage Ultra, uma a uma, por comando de voz e em tempo real e, como mágica, tornaram-se um livro. “Magic Words” reúne 30 relatos de diferentes autores de todo o Brasil e compila registros fotográficos impressionantes resultantes do olhar atento de Gabriel Bianchini e José Cabaço, embaixador do Instagram. A publicação tem lançamento no dia 25/4, com a presença de alguns desses novos autores e do jornalista Gilberto Dimenstein, que assina o prefácio da obra.

Do sertão à cidade grande, foram registradas histórias que fazem a cultura de um povo e que agora poderão circular de geração em geração. De uma ilha perdida no Atlântico próxima à Bahia, passando pela floresta Amazônica até chegar às grandes cidades como São Paulo, a HP foi atrás dessas pessoas e seus universos. Em comum, todos têm memórias e ideias que temiam serem esquecidas. Agora, não mais. Unindo a tecnologia da HP, que tem por objetivo transformar a vida das pessoas, ao API do Google Speech, foi desenvolvida uma ferramenta capaz de imprimir instantaneamente acompanhando a fala dos usuários. Magic Words está acessível para todos: quem quiser utilizar a ferramenta, basta entrar no site do projeto ou baixar o aplicativo Magic Words, disponível para Android e IOS.

Com apenas uma HP Ink Advantage Ultra e o kit de cartuchos de ultra rendimento que acompanha a impressora, foi possível imprimir 4.500 páginas, que foram encadernadas artesanalmente e tornadas livros. Foram produzidas edições para presentear os novos autores, bibliotecas e os centros culturais de suas cidades e de seus vilarejos.

O projeto também está contado no documentário “Magic Words”, dirigida por Leandro HBL, da Bando, que capta a emoção dos personagens-autores em seus contextos reais. O filme pode ser assistido no site do projeto e nas redes sociais. O perfil do projeto no Instagram traz imagens inéditas feitas pelo fotógrafo José Cabaço, embaixador do Instagram, e testemunha de todos os relatos.

A Multifuncional HP Ink Advantage Ultra, utilizada para a produção do livro, oferece mais opções para uma impressão com qualidade HP e preço acessível, pois já vem com kit de cartuchos que imprimem até 4500 páginas, e seus cartuchos de reposição custam apenas R$39,90 para 1500 páginas .O produto está disponível nas maiores redes varejistas do país e também na loja HP online (http://www.lojahp.com.br/).

Site Magic Words: http://www.hpmagicwords.com.br/
Instagram: @hpmagicwords