Como parte da iniciativa da EMC® de preservar as informações e promover a conservação do patrimônio mundial, a empresa anuncia que as indicações para o projeto EMC Heritage Trust de 2016 já estão sendo aceitas até 20 de maio de 2016. Subsídios, de até US$ 15.000, serão concedidos a projetos em todo o mundo que praticam e estimulam a gestão digital de informações culturais.

“À medida que o mundo entra em uma nova era digital, torna-se mais importante do que nunca preservar, proteger e disponibilizar o patrimônio mundial de informações no formato digital para as futuras gerações”, afirmou Jessica Anderson, diretora sênior de Envolvimento com a Comunidade da EMC. “Desde 2007, a empresa doou mais de US$ 42 milhões para a conservação das informações culturais do mundo por meio de iniciativas de preservação das Informações, incluindo programas como o projeto Heritage Trust. Estamos ansiosos para ver os indicados deste ano”, comentou.
Como um importante pilar da Iniciativa de preservação das informações, mais de 45 projetos Heritage Trust foram financiados desde 2007. Os subsídios são concedidos com base no número de indivíduos que se beneficiariam do acesso às informações que seriam protegidas, no status “em risco” das informações geradas, na urgência da preservação, e no quanto seria benéfico esse subsídio para o sucesso geral do projeto.

Entre os contemplados do Heritage Trust em 2015 estão o Ensino Superior da América Latina, administrado por meio de decretos reais espanhóis (Colômbia), a digitalização das coleções do museu Radar (Canadá) e a digitalização das crônicas de Ulahingan (Filipinas).

“Por 50 anos as histórias e experiências de homens e mulheres do programa de radar da Segunda Guerra Mundial do Canadá foram encobertos pela Lei de segredos oficiais, que expirou em 1991. Hoje, como resultado dos subsídios do EMC Heritage Trust, essas histórias de mecânicos, operadores, professores, treinadores, físicos e pesquisadores tornam-se acessíveis. Elas servem como lembrança do papel que essas pessoas tiveram no desfecho da Segunda Guerra – e da trajetória tecnológica e científica do século 20”, afirmou Maya Hirschman, curadora e administradora do The Secrets of Radar Museum (a história digitalizada de milhares de canadenses que trabalharam no radar durante a Segunda Guerra Mundia).

Além disso, a Filipinas Heritage Library recebeu subsídios do Heritage Trust para preservar e converter digitalmente um poema épico do grupo indígena Manobo de Mindanao, Filipinas. “As Ulahingan Chronicles são uma tradição oral que vem passando de geração em geração, envolvendo vários dias de cânticos ininterruptos. Digitalizando cerca de 1.200 rolos de áudio, fitas e outros tipos de material para arquivos de som digitais reproduzíveis, podemos garantir que esse tesouro esteja disponível para as gerações futuras”, disse De Leon. Simon V. De Leon, colaborador sênior na Filipinas Heritage Library, Museu Ayala.

O projeto Heritage Trust de 2016 já aceita candidatos nos seguintes países: Argentina, Austrália, Brasil, Canadá (exceto Quebec), Chile, Colômbia, França, Alemanha, Gana, Índia, Irlanda, Japão, Quênia, México, Nova Zelândia, Filipinas, Arábia Saudita, África do Sul, Coreia do Sul, Tanzânia, Tailândia, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos.