O Brasil é um dos mercados de telefonia móvel que cresce mais rápido no mundo. Vendas de celulares e tablets no país estão acima da média mundial e o país, junto com Índia e China, é considerado um dos principais líderes em utilização de smartphones. Nesse cenário, nasceu o PiniOn, aplicativo de pesquisa interativa com consumidores. Lançado em 2012, o app já coletou mais de 1,8 milhões de opiniões de mais de 260 mil usuários sobre produtos e empresas como Pepsico, Unilever, Nestlé e L’Oreal.

Após criar uma conta, o usuário visualiza no mapa as “missões”, tarefas que tem o objetivo de avaliar e buscar informações relacionadas ao atendimento e funcionamento das empresas. O aplicativo tem como diferencial o rápido retorno para o cliente com os dados coletados na pesquisa.

O PiniOn foi criado no Titanium, plataforma de desenvolvimento móvel da Appcelerator by Axway. Por meio dela, o desenvolvedor cria aplicativos para dispositivos Android, iOS e Windows Phone a partir de um único código em JavaScript, mantendo a performance e experiência nativa para os usuários.

Conforme explica Ygor Lemos, CTO do PiniOn, uma das vantagens está na redução de custos com desenvolvedores. “Em vez de alocarmos no projeto um desenvolvedor especializado em cada plataforma, treinamos um único profissional para programar no Titanium, assim os outros podem se dedicar ao desenvolvimento de outros recursos,” diz.

Para startups, tempo é essencial, seja para apresentar um protótipo aos investidores ou lançar o produto no mercado, e Lemos avalia que o Titanium também trouxe vantagens nesse aspecto. “Conseguimos desenvolver o MVP em uma semana, e o aplicativo final ficou pronto em 3 meses, com experiência nativa para o usuário final. Sem a programação multiplataforma, o processo levaria de seis a sete meses, o que prejudicaria nosso time-to-market e levaria a perdas em desempenho do app.”

Appcelerator by Axway

A Axway completou a aquisição da Appcelerator em janeiro deste ano, em um movimento para expandir as soluções móveis voltada para negócios digitais. Marcelo Ramos, vice-presidente sênior e gerente geral da Axway para a América Latina, avalia que “os clientes atuais e futuros serão muito beneficiados pela sinergia entre o portfólio da Axway e a oferta do Titanium e outras soluções da Appcelerator.”