Ninguém sabe quem veio primeiro, se foi o ovo ou a galinha. Mas em tecnologia, uma coisa é certa: os avanços começam quase sempre no hardware. Portanto, prepare-se, porque uma nova revolução está se instalando e já tem nome: “computação visual”.

Os avanços recentes do processamento paralelo das GPUs, somado às CPUs de alta performance, está transformando radicalmente tudo o que conhecemos até hoje sobre informática. Os computadores e estações de trabalho que vão surgir nas lojas a partir de agora oferecerão experiências cada vez mais realistas, em três dimensões (3D) e interação jamais vista.

quadro
Infra para produção e visualização em 3D, com realismo total

Um dos motivos está no lançamento ousado da NVidia, que está mais do que duplicando o poder de processamento das GPUs, com a nova tecnologia lançada nesta semana com o Quadro Fermi.

Games, saúde e muito mais…

As demonstrações realizadas do novo produto pela NVidia, em seu pré-lançamento no mês junho, em San Jose – Califórnia, mostraram os avanços da nova plataforma e também resultados obtidos por parceiros de desenvolvimento de software.

As aplicações vão desde a visualização otimizada de imagens originalmente produzidas com tremores, por exemplo, a uma viagem por dentro do corpo de um paciente humano sem que haja um corte sequer de bisturi.

Ou seja, os avanços vão muito além do entretenimento, dos jogos e dos filmes. A partir de agora, são ferramentas para uso comercial em áreas como a de saúde, prospecção de petróleo e mesmo viagens espaciais. Tudo isso com riscos e custos menores e uma enorme capacidade de acerto.

Aperte os cintos e boa viagem nesta nova era da TI que já foi inaugurada.