O Colégio Dante Alighieri, uma das mais tradicionais escolas privadas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio de São Paulo, adotou as soluções da Cisco para seu programa de mobilidade. O Colégio, que é referência na área de Tecnologia Educacional no Brasil, implantou a plataforma Wi-Fi da Cisco na consolidação do Dante Mobile, um programa que busca amplificar o uso de recursos digitais na educação. Foram utilizadas soluções de gerenciamento e segmentação das redes sem fio, além de controladoras e Access Points da Cisco para maiores disponibilidade e segurança no acesso de alunos, colaboradores e visitantes da escola.

Fundado em 1911, o Colégio Dante Alighieri é um dos mais tradicionais de São Paulo e provê ensino básico e médio para mais de 4.200 alunos. O Colégio está localizado na região da Avenida Paulista, centro financeiro e cultural da cidade, e tem como proposta pedagógica uma formação humanista, baseada em ferramentas que permitam ao indivíduo compreender e refletir sobre seu papel na sociedade. A escola reconheceu há tempos a tecnologia como uma dessas ferramentas e tem desenvolvido diversas iniciativas para sua maior inserção na educação.

Uma dessas iniciativas, o programa Dante Mobile, começou em 2011 com a cessão de tablets em regime de comodato para que alunos ​da 1ª série do Ensino Médio tivessem acesso via Wi-Fi a pesquisa e a conteúdos educacionais. Com a ampliação do programa para todo o Ensino Médio nos anos subsequentes, a infraestrutura do Colégio se tornou obsoleta, dificultando o gerenciamento das redes. Além disso, como a região da Avenida Paulista conta com muitas antenas e redes vizinhas, o sistema começou a sofrer com interferências constantes, prejudicando o acesso dos usuários.

Em conjunto com a Interface Soluções Tecnológicas, parceira da Cisco, foi elaborado um projeto de expansão e atualização da infraestrutura, com início da implementação em março de 2015. O projeto foi baseado nas soluções Cisco Prime Infrastructure e Cisco Mobility Services Engine, que integram tecnologias cabeadas e sem fio em um único pacote, fornecendo visibilidade em tempo real do uso do Wi-Fi. Com a nova plataforma, foi possível elevar a capacidade de tráfego para 10GB, além de facilitar o gerenciamento, a autenticação dos usuários e o monitoramento dos dispositivos conectados.

“Para avançar no aspecto pedagógico, é preciso avançar também no aspecto tecnológico, dispondo de uma infraestrutura de redes consistente. E a infraestrutura que tínhamos não estava mais dando conta das nossas demandas”, relata a professora Valdenice Minatel, ​Coordenadora-Geral de Tecnologia do Colégio Dante Alighieri. “Com a nova plataforma Wi-Fi da Cisco, a performance, o gerenciamento e o monitoramento melhoraram muito. Agora podemos até rastrear e identificar em que sala determinado tablet se encontra”, detalha Valdenice.

A autenticação e a configuração do acesso são feitas de acordo com o perfil do usuário e com a rede a ser acessada. O Colégio Dante Alighieri dispõe hoje de três redes: uma rede educacional para professores e alunos, exclusiva para a utilização de recursos pedagógicos como agendas e portais; uma rede para colaboradores, na qual notebooks corporativos podem ser arrolados e utilizados em aplicações administrativas; e, por fim, uma terceira rede, comum e geral, onde dispositivos pessoais podem ser conectados para fins variados (alunos também podem acessá-la mediante autorização dos pais).

Como o Colégio também abriga eventos externos, sua equipe de TI eventualmente tem de configurar uma quarta rede, temporária, disponibilizando a autenticação via SMS em dias específicos. Com tantas redes diferentes, a segmentação e a segurança receberam uma atenção especial no projeto, com a adoção da Cisco Identity Services Engine. A solução permitiu a separação e proteção das redes, isolando as redes temporárias e de visitantes dos servidores e das redes educacional e administrativa. A tecnologia também barra o acesso dos alunos à rede comum nos horários das aulas.

“A segurança é um quesito fundamental no caso de escolas de nível básico e médio. Como a escola é responsável junto aos pais pelo conteúdo oferecido, ela deve ter um sistema confiável que lhe permita controlar e proteger de qualquer ponto da rede o que os alunos acessam”, explica Ricardo Santos, gerente de desenvolvimento de negócios do setor de Educação da Cisco.

De modo geral, as redes sem fio do Colégio foram também expandidas, com o número de hotspots saltando de 63 para 208 e ampliando a área de cobertura para prédios que antes não tinham sinal Wi-Fi. Foram utilizadas controladoras Wireless Controller 5508 e Access Points modelo 3702e, que contam com a tecnologia Clean Air. Ao usar co-processamento para identificar, mitigar e eliminar proativamente interferências de antenas e redes vizinhas, a tecnologia resolveu o problema de intermitência de sinal no Dante Alighieri e foi um dos motivos para a escolha das soluções da Cisco.

O projeto levou cinco meses para ser concluído e segundo a professora Valdenice Minatel, a resposta dos principais usuários – os alunos – já tem sido muito boa, com elogios e comentários sobre as melhorias. “Nunca devemos perder o foco em quem usa a tecnologia, principalmente no ambiente educacional. Para uma formação humanista como a proposta pelo Colégio Dante Alighieri, não basta só implantar o melhor equipamento: é importante que isso faça sentido para toda a comunidade que vai usá-lo”, afirma a professora.