A Cisco anunciou inovações tecnológicas em data center em três áreas chaves: redes, infraestrutura hiperconvergente e orquestração de nuvem, que irão permitir a implementação de nuvens híbridas com foco em aplicações. A Cisco continua a liderar a inovação em data center com switches Nexus “preparados para SDN (Sofware-Defined Network), que oferecem escala de nuvem de 10/25/40/50/100Gpbs com desempenho 10 vezes melhor nos principais quesitos de preço da indústria. As novas plataformas de switch entregam escalabilidade, telemetria, segurança e a performance necessárias para micro serviços e contêineres distribuídos, assim como o tráfego sem perdas necessário para uma infraestrutura de armazenamento hiperconvergente. Os novos switches darão aos clientes da Cisco uma vantagem de inovação de dois anos frente à tecnologia da concorrência.

A Cisco também lançou os sistemas HyperFlex™, desenvolvidos sobre a plataforma de computação da Cisco líder da indústria, o UCS, trazendo uma nova abordagem para infraestruturas hiperconvergentes. Os sistemas Cisco HyperFlex simplificam a automação baseada em políticas de rede, computação e armazenamento, ampliando o conjunto de aplicações corporativas. O Cisco HyperFlex supera a primeira geração de soluções de hiperconvergência, hoje já severamente limitadas em termos de desempenho, flexibilidade e simplicidade operacional exigidas pelo ambiente de TI de micro serviços, contêineres, aplicações e cloud. Isso expande o portfólio da Cisco de infraestruturas completas definidas por software – em computação, com o UCS; em redes com a ACI e soluções SDN; e agora com o HyperFlex, para o armazenamento.

Além disso, a Cisco anunciou também a intenção de adquirir a CliQr Technologies Inc. A plataforma CliQr CloudCenter oferecerá aos clientes uma orquestração de todos os componentes para nuvens privadas, híbridas e públicas, de maneira completa e ao mesmo tempo simplificada. A CliQr disponibiliza para os clientes uma plataforma única e intuitiva que os ajuda a gerenciar todas os estágios da aplicação através de ambientes híbridos de TI, sejam eles simples ou complexos. A plataforma CliQr alia as aplicações de negócios a uma infraestrutura de data center heterogênea, que funciona através de servidores físicos, contêineres e ambientes virtualizados.

Estes anúncios são os primeiros das muitas inovações da Cisco em hardware e software programadas para 2016. O objetivo é ajudar os clientes a obterem data centers seguros, altamente simplificados, escaláveis e com bom custo benefício, mantendo o ritmo veloz nos negócios e acelerando a adoção de ambientes de nuvem híbrida.

Cisco HyperfFlex™ Systems

Com base na premiada tecnologia UCS, os sistemas Cisco HyperfFlex™ representam a próxima geração em infraestrutura hiperconvergente, um salto tecnológico que oferece a primeira solução hiperconvergente fim a fim da indústria. O portfólio HyperFlex ampliará os negócios com infraestrutura convergente e baseados na tecnologia UCS da Cisco, que hoje somam mais de 50 mil clientes em todo o mundo. A série HyperFlex é a plataforma ideal para clientes que querem implementar aplicações empresariais em seus data centers, e para escritórios remotos ou filiais, onde é esperado que a infraestrutura hiperconvergente se torne em uma indústria multibilionária ao longo dos próximos três ou quatro anos.

Os benefícios dos sistemas HyperfFlex para clientes incluem:

Configuração Plug-n-Play em minutos – e não dias – com escalabilidade de computação, rede e armazenamento, tudo flexível, adaptável e independente.
Serviços de gestão de dados de alto poder de processamento, tais como clone rápido e captura não intrusiva, com desduplicação “always-on” e compressão em linha, reduzindo em até 80% a ocupação dos dados.
Projetado desde o começo para reduzir em até 30% o TCO (custo total de propriedade) e aumentar em até 40% o desempenho em comparação às soluções da concorrência, estendendo a hiperconvergência para um espectro mais amplo de cargas de trabalho empresariais.
Última Geração de switches Nexus e softwares da Cisco: Velocidade e Telemetria

O poder de inovação da Cisco em ASICs (circuitos integrados de aplicação especifica) está presente nesta última geração de switches e permitirá aos clientes, pela primeira vez, a transição para 25/50/100Gbps, com o custo e a densidade das redes atuais de 10/40GGbps – um aumento de até 10 vezes de largura de banda.

Os novos switches Nexus 9000 oferecem :

Desempenho líder da indústria para 100Gbps com 25% mais performance non-blocking, com 50% do custo de soluções comparáveis, além de maior confiabilidade e consumo de energia inferior.
Rede de telemetria em tempo real em uma taxa de 100G, permitindo segurança de rede com “NetFlow” abrangente e amplo troubleshooting de fábrica.
Capacidade de escalar até 10 vezes mais endereços IP e endpoints na nuvem, suportando mais de um milhão de contêineres por rack.
Serviços únicos de cloud com capacidade de adaptação e controle de congestionamento, permitindo aos clientes suportarem o tráfego sem perdas de armazenamento IP e de infraestruturas convergentes e hiperconvergentes, em uma estrutura unificada que torna possível finalizar aplicações 50% mais rápido que as plataformas da concorrência. Preparado para o futuro de economia na nuvem, para a transição para infraestruturas hiperconvergentes e para aplicações baseadas em micro serviços e contêineres.
Além disso, a Cisco está anunciando:

Melhorias de software que permitem que a ACI suporte switches Cisco Nexus 7000, protegendo os investimentos em tecnologia dos clientes nos cenários mais comuns de implantação.
Novos switches de data center Cisco Nexus 3000, que trazem alternativas de arquitetura para clientes que preferem soluções do mercado baseadas em silício, baseados nos chips líderes da indústria e entregando 25/50/100Gbps. A Cisco oferece o mais amplo portfólio de switch de data center e é líder da indústria em plataformas baseadas em silício, com mais de 10 milhões de portas embarcadas da família Nexus 3000.
Automação com Cisco Nexus Fabric Manager

O novo Cisco Nexus Fabric Manager automatiza o gerenciamento completo do ciclo de vida da malha com uma interface web simples e point-and-click, que oferece configuração automatizada de snapshots e rollbacks. O Nexus Fabric Manager pode construir e auto-administrar VXLANs (rede LAN extensível virtual) em malha, configurando de forma dinâmica os switches em ações simplificadas baseadas nos usuários. Um gerente de TI pode implementar completamente uma VXLANs em malha em apenas três passos, completar com um provisionamento zero-touch (sem nenhuma necessidade de toque) e fazer um upgrade em todos os switches da malha para uma nova versão de software, por exemplo, em apenas quatro cliques do mouse.

Serviços de nuvem em escala e economia de nuvem

As inovações da Cisco para hardware e software irão ajudar as organizações de TI a acelerar a adoção de ambientes de nuvem híbrida, atendendo as necessidades de negócios hoje e no futuro.

Escala de nuvem: Velocidades de 1/10/25/40/50/100Gbps até 10 vezes o número de endereços IP e endpoints, além do suporte para 1 milhão de contêineres por rack.
Serviços de nuvem: infraestrutura hiperconvergente, telemetria em tempo real, buffers inteligentes para tráfego sem perdas, tempo de conclusão de aplicações 50% mais elevado, além de visibilidade de cada pacote, cada fluxo e de cada velocidade.
Economia de nuvem: proteção de investimento e preparação para o futuro com 25Gbps ao preço de 10Gbps e 100 Gbps ao preço de 40Gbps.
Ecossistema ACI expandido

A Cisco está expandindo seu ecossistema ACI com várias tecnologias pioneiras: Infoblox, que automatiza configurações e mudanças na rede; N3N, que estende a visibilidade de ACI além da rede para todo o data center; Tufin, que fornece visibilidade, controle e segurança na mudança de orquestração ao longo de ambientes heterogêneos; vArmour, que oferece micro segmentação de aplicações com análise de segurança avançada; e Veritas, que coleta, protege, analisa e otimiza dados globais de clientes.

Além disso, a Cisco também acolhe os vários inovadores em Tecnologia que estão aproveitando a automação ACI por meio por meio de suas REST APIs abertas para entregar implementações, segurança, governança e operações de nuvens hiper ágeis de aplicações. Juntos, os novos membros incluem:

· Entrega de aplicativos baseado em políticas: Vnomic

· Nuvem híbrida: Apprenda, One Convergence

· Gerenciamento de dados: Veritas

· Monitoramento e análises: DataTorrent, N3N, ScienceLogic

· Segurança, gerenciamento e instrumentalização: Infoblox, Tufin, vArmour,

Oportunidades para parceiros do canal

As novas soluções provêm os canais parceiros da Cisco com um portfólio expandido de data center fim a fim para melhor servir seus clientes. “O novo data center da Cisco e as soluções de nuvem irão permitir aos nossos parceiros a ajudar seus clientes à medida que evoluem para infraestrutura de data center centrada em aplicações, também atendendo os requerimentos para DevOps e para desenvolvedores de aplicações”, disse Ken Trombetta, Vice President, Global Partner Organization, Cisco. “Acreditamos que isto irá expandir a oportunidade para novos fluxos de receitas e serviços profissionais para os parceiros da Cisco”.

Recursos adicionais

· Leia o blog pelo SVP Soni Jiandani da Cisco: Entregando serviços de nuvem em escala e economia de cloud
· Leia o blog pelo VP Satinder Sethi da Cisco: Apresentando os Cisco HyperFlex Systems
· Leia mais sobre: Últimas inovações da Cisco em data centers
· Assista ao webcast de 10 de março: Apresentando a infraestrutura hiperconvergente da Cisco, HyperFlex Systems
· Assista ao vídeo que apresenta o Memorial Care e o novo Cisco HyperFlex Systems: “Flexibilidade épica”
· Assista ao vídeo que apresenta o Meander Health Care Centre e o novo Cisco HyperFlex Systems: “A TI da Saúde do futuro”
· Aprenda mais sobre: Novos membros do ecossistema ACI da Cisco
· Assista ao vídeo do IDC: Obtendo redes de data center prontas para a próxima geração de cargas de trabalho
· Leia o relatório de teste da Miercom: Sistemas da Cisco acelerando aplicações em redes de data center
· Aprenda mais sobre: Cisco fim a fim 40Gbps
· Aprenda mais sobre: Serviços de data center da Cisco