No final dos anos 1980, o governo do Sarney tinha como slogan “Tudo pelo social”. Os mais atentos à realidade interpretaram que o social em questão era o elevador. Ou seja, nada mais iria pelo elevador de serviço…

Ironia à parte, as mídias sociais estão movendo montanhas. A gigante IBM, por exemplo, está lançando produtos e serviços focados em mídias sociais. O objetivo é estimular a colaboração dentro das empresas que são clientes da IBM.

O uso de mídias sociais por grandes corporações em suas rotinas de trabalho já não é mais novidade. A IBM mesmo faz uso desses recursos, como nos contou Paulo Baskerville, diretor de uma das áreas do laboratório desta companhia, recém implantado no Brasil (Leia e ouça).

Uma pesquisa realizada em 2010 pela IBM com executivos-chefes de Recursos Humanos apontou que as organizações com melhor desempenho financeiro têm 57% de probabilidade de adotarem ferramentas colaborativas, entre elas redes sociais.

No entanto, menos de 23% dos funcionários destas empresas utilizam essas redes ou tecnologias colaborativas para preservar informações críticas. Enquanto isso, pouco mais de 25% usam essas ferramentas para disseminar inovação em suas organizações.

Dentro deste cenário, a IBM decidiu educar seus clientes sobre como as redes sociais estão sendo usadas atualmente e quais as formas de integrá-las aos negócios. Em suma, como inovar nos negócios.