A EMC Corporation (NYSE: EMC) anuncia a chegada de uma ampla gama de produtos e soluções desenvolvidas para possibilitar a conexão de sistemas de armazenamento primário e de proteção de dados em nuvens públicas e privadas. Assim, as organizações estarão mais preparadas para aproveitar tanto a agilidade e a escalabilidade ilimitada dos serviços em nuvem pública, quanto o controle e a segurança de uma infraestrutura de nuvem privada.

As soluções de proteção de dados e armazenamento habilitadas para a nuvem, da EMC, permitem que os clientes implementem um ambiente de armazenamento seguro no qual os dados podem ser automaticamente classificados..

Novos produtos e soluções que permitem a integração em nuvem de todo o datacenter:

· Classificação de dados por níveis de/para a nuvem – as plataformas de armazenamento VMAX e VNX da EMC permitem a classificação automatizada por níveis de e para nuvens públicas e privadas. A EMC está ampliando, ainda mais, o alcance de integração do VMAX com as melhorias implantadas na solução de classificação por níveis FAST.X™, permitindo aos clientes reduzirem o custo total de propriedade e fazendo, automaticamente, a classificação por níveis nas transferências de armazenamentos da EMC ou de terceiros para nuvens públicas. A simples conexão do VMAX a um CloudArray da EMC, uma SAN e um switch de rede, permite aos clientes conectarem imediatamente o poder da nuvem a seus datacenters, bem como automatizarem a alocação de dados para destinos de armazenamento no local e na nuvem, com base em seus próprios objetivos de nível de serviço.

Os clientes com orçamentos mais baixos podem desfrutar de uma funcionalidade semelhante, porém em menor escala, substituindo o VNX pelo VMAX na configuração da infraestrutura, e adicionando o EMC VPLEX®. A classificação em nuvem do VPLEX amplia os serviços inteligentes de mobilidade de dados para a nuvem, permitindo que o VNX classifique os dados de maneira não disruptiva dentro e fora de nuvens públicas e privadas.

Tanto o VMAX – com a nova classificação em nuvem integrada – quanto o VNX – que aproveita a nova classificação em nuvem – agora dão suporte ampliado aos provedores de nuvens públicas e privadas. Agora, a EMC dá suporte ao VMware vCloud Air, Microsoft Azure, Amazon S3 e Google Cloud Platform – tudo isso sem deixar de proporcionar o desempenho e a tranquilidade que os clientes esperam do armazenamento corporativo.

· Protegendo os dados que entram e saem da nuvem – o CloudBoost 2.0 amplia de maneira homogênea as soluções de proteção de dados já usadas pelos clientes da EMC, entre elas o Data Protection Suite e o Data Domain, para um armazenamento em nuvem elástico, scale-out resiliente. O CloudBoost oferece uma taxa de transferência 3x mais rápida e uma capacidade de dados 15x maior do que as versões anteriores.

· Protegendo dados na nuvem – o Spanning da EMC oferece recursos avançados de restauração e segurança, juntamente com uma nova implementação regional dentro da União Europeia. O Spanning Backup para Salesforce oferece recursos avançados de recuperação de dados de SaaS, permitindo que os clientes restaurem dados perdidos ou excluídos de maneira mais rápida e simples.

· Proteção de dados como serviço – os prestadores de serviço e clientes da EMC que implementam a proteção de dados como serviço (DPaaS) em suas nuvens privadas próprias se beneficiarão dos novos recursos apresentados na versão mais recente do sistema operacional Data Domain® DD OS 5.7, entre eles a capacidade de gerenciamento avançada, o multi-tenancy seguro e uma densa configuração de gavetas que reduz drasticamente o custo total de propriedade.

· Gerenciamento simplificado da proteção de dados – Finalmente, a EMC apresenta a nova geração do NetWorker®, seu software de proteção de dados. O NetWorker 9 apresenta um novo mecanismo de política universal desenvolvido para automatizar e simplificar o processo de proteção de dados, independentemente de onde os dados residam. Usando esse mecanismo de política, os clientes da EMC poderão automatizar o processo de mover os dados de proteção entre os níveis de armazenamento, mantendo os dados protegidos armazenados localmente para acesso imediato e enviando sistematicamente os dados frios para destinos em nuvem mais econômicos. Além disso, agora o NetWorker 9 também está integrado ao EMC ProtectPointTM e oferece proteção integrada em nível de block para ambientes Microsoft e Linux.

· Ampliando os data lakes para a nuvem – Em novembro, a EMC anunciou o EMC CloudPools, um novo recurso do EMC Isilon que permite aos clientes ampliarem seus dados frios para nuvens públicas e privadas. O CloudPools permite que o Isilon classifique os dados de maneira homogênea em nuvens públicas como a Amazon Web Services, Microsoft Azure e Virtustream e nuvens privadas como a EMC ECS ou um cluster Isilon remoto. A classificação por níveis ocorre sem a necessidade de um gateway em nuvem e oferece recursos de nuvem híbrida simples, flexíveis e econômicos.

Palavra do cliente:
Richard Hoare, gerente de tecnologia da Sempre Technologies Ltd

“A combinação do EMC NetWorker com o CloudBoost mudou a forma de implementarmos a retenção de backups a longo prazo. Anteriormente, o nível de armazenamento mais econômico que usávamos era a fita, mas essa mídia apresentava seus próprios desafios na forma de custos de manuseio, segurança e longevidade. O CloudBoost nos permite desbloquear um armazenamento em nuvem elástico e de scale-out, de diversos fornecedores, para funcionar como uma extensão contínua de nossa rede de armazenamento de proteção. Assim economizamos tempo e dinheiro – além de contarmos com uma solução que atende às nossas necessidades agora e no futuro.”

Palavra do analista:
Mark Peters, diretor de prática e analista sênior, Enterprise Strategy Group

“As empresas precisam de parceiros estrategicamente capazes de ajudá-las a progredir e gerenciar seus planos e avançar de maneira pragmática e otimizada diante de demandas crescentes. Com esse anúncio, a EMC oferece aos clientes soluções que lhes permita protegerem melhor seus investimentos atuais e futuros em tecnologias de armazenamento, sejam eles em seus próprios datacenters e/ou na nuvem.”

Palavra do executivo:
Guy Churchward, presidente, de Core Technologies, EMC

“Muitas empresas obtiveram grandes benefícios ao transferirem estrategicamente seus dados e cargas de trabalho para a nuvem. No entanto, geralmente isso significa certa perda de controle sobre os dados. Você pode transferir seus dados entre nuvens públicas? Você consegue gerenciar seus dados de maneira inteligente por todo o ciclo de vida, do flash para o disco e para a nuvem – e depois recuperá-los quando necessário? E como você os mantém seguros? Só a EMC tem um portfólio amplo o suficiente que permita aos clientes assumirem o controle de seus dados e alcançarem os melhores desempenhos.”