De março a novembro de 2015, 2.200 pessoas interessadas em abrir uma loja na internet participaram do Ciclo MPE.net, iniciativa da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) que tem como objetivo capacitar micros, pequenos e médios empreendedores digitais. Criado em 2003, o projeto percorreu 21 cidades com o patrocínio máster dos Correios, BNDES e Sebrae, e o apoio de várias empresas parceiras.
Em cada cidade, foram realizadas pelo menos oito palestras sobre os três pilares do e-commerce: infraestrutura (planejamento, hospedagem, requisitos técnicos etc.), operação (logística na cadeia de suprimentos, transações seguras nas operações de venda, possibilidades de financiamento e meios de pagamento seguros disponíveis) e marketing (publicidade on-line, SEO e marketing digital).
Fernando Ricci, secretário executivo da camara-enet, destaca as novidades que a edição 2015 do projeto levou para os participantes: “Este ano, tivemos palestras inéditas sobre marketing digital, omni-channel, marketplace e tecnologia em processadores, além de oficinas sobre e-commerce realizadas depois dos seminários. Para 2016, o objetivo é trazer mais palestras inovadoras e cases regionais de sucesso”.
O Ciclo MPE.net capacitou empreendedores nas cinco regiões brasileiras. O evento é organizado pela camara-e.net e que está em sua 12ª edição. Percorre mais de 20 cidades ao longo do ano e tem como foco micros, pequenos e médios empreendedores de internet que pretendem abrir uma loja virtual ou desejam ampliar seus conhecimentos e aperfeiçoar o negócio já em operação. O Ciclo é um treinamento gratuito, oferecido por um grupo de patrocinadores que apoiam a entidade. Em 2015, este seminário tem o patrocínio máster de Sebrae, Correios e BNDES. Mais informações: www.ciclo-mpe.net.
Comments