Com cerca de três mil colaboradores e um turn over médio mensal de 5,49%, o Grupo Destro, um conglomerado de nove empresas, incluindo o maior atacado de secos e molhados da região sul, conta hoje com uma área de recursos humanos caminhando para estar 100% automatizada, com linguagem e políticas padronizadas para todas as suas unidades e totalmente preparada para atender qualquer obrigação legal. Isso foi possível não só por um forte empenho da equipe de RH em mapear processos, implementar e disseminar as políticas adequadas, mas também pela adoção da solução Benner Gestão de RH. O projeto, iniciado em agosto de 2014 e dividido em duas etapas – sendo a primeira finalizada em março deste ano – foi realizado pela Benner, uma das principais fornecedoras de software de gestão do Brasil, e por sua parceira ASCORP, empresa de soluções tecnológicas especializada em recursos humanos.

O sistema está sendo utilizado em todo processo de movimentações de colaboradores; apuração de encargos; cálculo da folha de pagamento; obrigações mensais e anuais; benefícios; políticas salariais; treinamento e recrutamento e seleção. O aprimoramento do controle, disponibilização das informações em uma única base, maior agilidade e confiabilidade para os processos já puderam ser percebidos, embora o projeto ainda esteja em andamento.

Classificado atualmente como um prestador avançado de serviços de estocagem, distribuição, logística e inteligência comercial, o Grupo Destro está presente em oito estados e em três países, atuando diretamente em dois mil municípios e atendendo cerca 60 milhões de consumidores. É composto pelas empresas Destro MacroAtacado, Armazém da Maria, JD Home Center, JD Konstruir, JD Casa, Transcataratas Transportes Rodoviários, Idea Operações Logísticas, TV Araçá e JD Agricultura.

Leandro Rodrigues, Gerente Corporativo de Recursos Humanos para o Grupo Destro, explica que há dois anos, quando assumiu esta posição, o cenário era bastante diferente. O sistema de gestão até então utilizado não atendia as necessidades, especialmente no que diz respeito ao fechamento da folha de pagamento. Além disso, 60% dos processos contábeis e 40% dos cálculos administráveis eram realizados de forma manual, dificultando ainda mais a rotina da equipe, composta por 12 profissionais. A saída para que os prazos não fossem prejudicados era a realização de horas extras por parte da equipe do RH, resultando em uma despesa elevada para o Grupo Destro.

“Graças à solução da Benner, hoje podemos dizer que temos um sistema de gestão 100% standard, com processos automáticos e corretos, que garantem os cálculos e apurações de encargos, por exemplo, sejam livres de erros e não precisem ser recalculados ou conferidos manualmente. Não existe mais sofrimento com os retrabalhos e temos a confiança nos números que entregamos. Além disso, após o Benner RH não é mais necessário estender a jornada de trabalho do nosso time do RH para atingirmos nossos objetivos, gerando uma redução de despesas para o Grupo. Agora, temos mais tempo para a realização de análises e propostas de melhorias que impactem diretamente os negócios do grupo”, ressalta Rodrigues.

Outro benefício conquistado pelo RH do Grupo Destro com a implementação feita pela Benner foi a possibilidade de gerir suas regras de negócio e individualizar as parametrizações, sejam elas demandadas pelos sindicatos, modificações nos benefícios ou por demandas contábeis. Além de autonomia para que esta parametrização seja aplicada diretamente no sistema, a nova funcionalidade eliminou uma despesa de R$ 250,00 por hora, que anteriormente era gerada a cada necessidade de mudança. O Benner RH, por estar em conformidade com o eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas), do Governo Federal, também trouxe tranquilidade para as rotinas relacionadas a obrigatoriedade e foi um dos diferenciais no momento da definição da solução que seria adotada em substituição ao antigo sistema.

A primeira etapa do projeto prevista para ser realizada em seis meses foi finalizada em tempo recorde. Em dois meses, todo o processo de migração de dados foi concluído e, antes da solução da Benner entrar 100% em produção, os sistemas rodaram em paralelo por um mês. Atualmente está sendo executada a segunda fase, que contempla a implantação dos módulos Cargos e Salários; Treinamentos e Desempenho; SESMET; e Jurídico Trabalhista. Com isso será possível gerar as demandas de trabalho e avaliar o desempenho dos colaboradores por meio das informações recebidas. O término de mais essa etapa representa a extinção das planilhas, o que facilita e agiliza ainda mais a gestão da área. Além disso, todos os subsistemas do RH serão integrados à mesma base, o que permitirá analisar os principais indicadores em tempo real e atuar no problema imediatamente após sua identificação.

“Hoje podemos dizer que o sistema está totalmente “amarrado” ao nosso dia a dia. Com o Benner RH, obrigatoriamente temos que seguir as política da empresa e focar em melhorias de performance e desenvolvimento de pessoas, o que é muito positivo. Estamos ansiosos para concluir a segunda fase do projeto e realizar a implantação do Workflow, assim, iremos eliminar todos os formulários que utilizamos. Daremos mais autonomia aos colaboradores e responsabilidades para os gestores, reduzindo ainda mais o trabalho operacional do RH”, finaliza Rodrigues.