Focada em atender cada vez melhor as necessidades do consumidor e manter a vanguarda de ofertas em serviços automotivos, a DPaschoal, há 66 anos no mercado nacional, investiu na reformulação de sua estratégia comercial para lançar uma operação de e-commerce totalmente integradas às suas 180 lojas físicas no país.

Para se transformar na primeira loja de pneus omnichannel do mercado, a empresa optou pela implementação da plataforma hybris da SAP, permitindo a compra, contratação, agendamento e pagamento de serviços como instalação, alinhamento e balanceamento on-line. Também disponibilizou um fácil acesso a vídeos e infográficos sobre a hora certa de trocar pneus, e informações sobre os produtos mais adequados a cada caso.

“Nosso principal objetivo é o de proporcionar aos clientes uma experiência muito melhor do que apenas comprar pneus e recebê-los em casa”, afirma Roberto Szachnowicz, presidente do Grupo DPaschoal. “Nosso site www.dpaschoal.com.br, hoje, cuida do cliente desde o momento em que ele desconfia de que há algo errado com o carro, fornecendo um rico conteúdo para esclarecimento de dúvidas, e guiando até a finalização de seu processo de compra”.

O projeto de transformação digital da empresa foi idealizado ao longo de 2014, como explica Henrique Cavalhieri, gerente de e-commerce do Grupo DPaschoal. A primeira etapa incluiu uma pesquisa criteriosa das soluções disponíveis no mercado, que resultou na escolha da hybris, da SAP. A implementação teve início em janeiro deste ano, a cargo da Keyros, e no dia 7 de setembro a DPaschoal subiu o novo site.

“Com a implementação da solução hybris, foi possível construir nossa estratégia de proporcionar mais conforto e transparência para nossos consumidores”, explica Cavalhieri. Entre os benefícios agora disponíveis, os clientes que compram ou contratam produtos e serviços, ao agendarem online um atendimento, já são informados do tempo estimado para realização do trabalho e podem escolher comparecer entre qualquer uma das 180 lojas DPaschoal do País. “É possível ainda cadastrar o carro e o perfil de uso para receber ofertas individuais, e utilizar uma ferramenta do site para comparar diferentes pneus de uma mesma medida, auxiliando o cliente a fazer a melhor escolha. A leitura dos estoques por meio do hybris permite saber em quanto tempo os pneus estarão disponíveis para instalação”, destaca.

“Uma das principais vantagens da solução hybris é justamente a de expandir o relacionamento do cliente com a empresa, colocando ao seu alcance conforto, agilidade e facilidades que só o mundo digital pode proporcionar”, aponta André Nigro,Vice – Presidente para Soluções de Relacionamento com Clientes e Comércio da SAP. “Essa transformação radical do comércio já se mostra uma tendência irreversível”.

Outro diferencial muito importante dos serviços possibilitados pelo hybris no novo site, segundo Cavalhieri, é a possibilidade de fechar o orçamento on-line e realizar o pagamento na loja. “Assim o cliente pode ter a certeza de pagar somente depois do carro revisado e com os produtos corretos instalados”, informa. O executivo ressalta que a DPaschoal tem como norma em toda a rede orientar corretamente os seus clientes, mesmo que isso signifique adiar a troca de pneus ou a realização de serviços. “Se o cliente pagar sua compra pelo site e não precisar trocar os produtos, temos o compromisso de devolver o valor pago”.

Com o novo site e facilidades proporcionadas pela solução, os usuários estão navegando durante mais tempo no site da empresa. “O tempo online aumentou em cerca de 40% e a taxa de rejeição também caiu significativos 30%”, comemora Cavalhieri. “São resultados muito bons”. A próxima etapa da empresa, diante dos benefícios obtidos, inclui a migração do AutoZ, primeira iniciativa de e-commerce do Grupo DPaschoal, para o hybris. O AutoZ comercializa pneus, peças e acessórios, com uma estratégia diferente: o foco é oferecer um portfolio mais amplo, incluindo 14 marcas de pneus, acessórios, som automotivo e autopeças, com atendimento especializado e entrega em todo o Brasil.