A Zebra Technologies Corporation (NASDAQ: ZBRA), líder mundial em produtos e serviços que oferecem visibilidade em tempo real sobre os ativos, pessoas e operações das organizações, apresentou hoje os resultados de uma pesquisa segundo a qual a maioria das empresas de manufatura (97%) considera a Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) uma das iniciativas tecnológicas de maior impacto em seu setor. Uma grande fatia dos entrevistados espera que a IoT traga dados operacionais e práticos sobre a localização e o estado dos ativos. Isso vai melhorar as cadeias de suprimentos, mitigar perdas e riscos, e impulsionar a otimização de custos e processos – aprimorando as operações, a utilização de ativos e o atendimento ao cliente.

PRINCIPAIS DESCOBERTAS
· 83% dos entrevistados já implantaram a IoT ou planejam fazê-lo no próximo ano.
· Wi-Fi, sistemas de localização em tempo real (RTLS, na sigla em inglês), sensores de segurança, códigos de barras, GPS e computadores portáteis foram mencionados como as tecnologias mais importantes para permitir a utilização de soluções de IoT.
· Menos de 5% dos entrevistados acreditam que o setor de manufatura não está preparado para fazer as mudanças necessárias à adoção de soluções de IoT.
· Metade dos entrevistados citou a questão de custos como o maior obstáculo para adotar soluções de IoT, enquanto 46% apontam preocupações com privacidade e segurança, ao lado dos desafios impostos pela integração.
· Em novembro de 2014, a Zebra anunciou as descobertas globais da Forrester Consulting sobre a adoção da IoT em muitos setores, numa pesquisa que envolveu líderes de TI e negócios de quase 600 empresas mundiais.

DECLARAÇÃO DE REPRESENTANTE DA ZEBRA

Jim Hilton, diretor sênior de Global Manufacturing da Zebra Technologies

“As operações de manufatura estão mais eficientes do que nunca, graças à instalação de maquinário inteligente e a sensores que criam um chão de fábrica conectado. Isso reduz o tempo ocioso das máquinas, melhora a utilização dos ativos e reduz o tempo de chegada ao mercado. Nosso estudo mostra que a Indústria 4.0 já está a caminho, mas precisamos compartilhar mais conhecimento e informações para aumentar a adoção da IoT no setor de manufatura. A Zebra Technologies tem o compromisso de reduzir essa lacuna, facilitando a criação de uma experiência mais intuitiva de manufatura, na qual processos, ferramentas e equipe estejam conectados de uma forma mais profunda e inteligente”.