A Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, ambas no Brasil, e as necessidades de investimentos em infraestrutura no país foram assuntos abordados como futuras oportunidades de negócios por Jay Bhatt, vice-presidente da Divisão de Arquitetura, Engenharia e Construção da Autodesk, no Autodesk University 2010, em Las Vegas, nesta segunda (29/11/2010).

Bhatt apresentou uma visão sobre reconstrução e reforma de edificações, compartilhada em outras palestras de executivos da Autodesk, que mostra que muito mais do que simplesmente construir coisas novas é possível manter e até mesmo aperfeiçoar o que a Humanidade já construiu.

As tecnologias apresentadas pela Autodesk têm um foco bastante grande nessa visão, o que está se tornando possível graças aos investimentos da empresa no desenvolvimento e evolução de ferramentas que permitem reproduzir graficamente edificações reais.

Esses sistemas funcionam por meio, inclusive, de simples câmeras fotográficas de celular ou até mesmo por sofisticados dispositivos a laser.

Sustentabilidade

Além de um painel com executivos da empresa, que abordaram as iniciativas da Autodesk na direção da sustentabilidade, Bhatt também trouxe o tema a tona. Para ele, mais do que aprendermos a fazer coisas que agridam menos o meio ambiente, temos de desenvolver nossas soluções com uma ambição ainda maior:

“Temos de fazer coisas boas e não apenas aquilo que é ‘menos ruim'”, afirmou. Uma das preocupações é a economia de recursos naturais. Segundo Bhatt, o uso adequado da tecnologia pode representar um aumento da eficiência energética em uma taxa de 15% a 20%.