A Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) anuncia o resultado semestral de sua ação de Monitoramento da Internet. Durante os seis primeiros meses do ano, a entidade retirou do ar 36.584 links, websites e anúncios de sites de leilão da internet, que davam acesso a download de cópias ilegais de software dos associados da entidade. Esse número corresponde a um aumento de 35% em comparação ao primeiro semestre de 2014.
Neste período, o destaque foi para a remoção de sites de leilão que somaram um total de 18.854 anúncios de software ilegais. Além disso, foram removidos 17.191 links de acesso a downloads de cópias ilegais. Houve também um aumento em relação ao número total de websites, 91 foram removidos contra um total de 32 no mesmo período de 2014, um aumento de 180%.
O objetivo dessa ação é identificar qualquer conteúdo que viole o Direito Autoral de Programas de Computador de qualquer fabricante de software associado à ABES. O processo de remoção consiste em notificar o próprio portal e os provedores de acesso, por meio de uma solicitação de remoção. Essa operação já existe há dez anos e conta com o apoio da PPPI – Programa de Proteção à Propriedade Intelectual, do Mercado Livre, que promove a remoção de conteúdo ilegal que estão dentro do seu portal.
A ABES oferece também um canal no qual qualquer pessoa pode fazer uma denúncia anônima sobre o uso de software pirata em uma empresa, o Portal Denuncie Pirataria. Modernizado recentemente, o portal oferece uma melhor experiência aos usuários além de possibilitar uma verificação mais precisa da situação de cada caso. Para mais informações acesse o www.denunciepirataria.org.br
Comments