Antonio Almeida, da Brascol; Edson Perin, do RFID Journal Brasil; e Wilson Cruz, GS1 Brasil, mostraram como a RFID agiliza processos e gera segurança e lucro no Congresso AUTOCOM 2015
A RFID – ou identificação por radiofreqüência – é como um minicomputador acionado por ondas eletromagnéticas. Dessa forma, bastante didática, o editor do site RFID Journal, Edson Perin, definiu a tecnologia que vem revolucionando o varejo.
“O sistema facilita a distribuição, controle de estoque, entrega no prazo. É como se cada produto passasse a ter um RG”, disse. Entre os cases demonstrados, Perin chamou atenção para a tendência do omnichannel, em que as vendas acontecem em diferentes canais – loja física, loja online, aplicativo do smartphone e outros. “Sem RFID não tem omnichannel”, decretou.
Em seguida, Antonio Almeida, do mega-atacado de moda Brascol, contou a experiência da implantação da identificação por radiofrequência na sua loja no bairro do Brás, região central de São Paulo.
O estabelecimento trabalha com 35 mil itens diferentes, e o uso das etiquetas inteligentes apresentou uma série de benefícios. Com elas, o cliente consegue saber quando já gastou apenas aproximando o carrinho de compras do leitor – e sem precisar contar as peças uma a uma.
O sistema também diminuiu a quantidade de furtos, reduziu pela metade o número de check-outs da loja e aumentou a quantidade de itens vendidos. Atualmente, a Brascol está fazendo a integração do RFID com o ERP e, segundo Almeida, o processo é bastante tranquilo.
Comments