O dinamismo do mercado e as diversas opções de canais de compra oferecidas ao consumidor tornaram fundamental uma comunicação padronizada entre os stakeholders. A finalidade é tornar a experiência de compra o grande diferencial competitivo do mercado. E o melhor resultado é conquistado com a satisfação do cliente. Por isso, a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil oferece um portfólio de padrões tecnológicos para o desenvolvimento de soluções de automação com uma linguagem única de identificação de produtos e comunicação na cadeia de abastecimento, composta por indústria, distribuidores e varejistas.
Vários casos no Brasil já se mostraram inovadores quando se fala em nova experiência de compra. Em São Paulo, o consumidor já experimenta a compra por sistemas de identificação por radiofrequência (RFID, na sigla em inglês). A tecnologia dispensa a leitura individual das mercadorias no momento do check out e permite a leitura de vários itens já identificados com etiquetas inteligentes. Um bom exemplo é a Brascol, uma das maiores atacadistas e distribuidoras de vestuário para bebês e infantojuvenil do país. A empresa recebeu o apoio da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil para a implantação do padrão de etiquetas EPC/RFID em sua loja.
Diante de um grande número de itens e volume de vendas que gerava espera de 60 minutos para o check out de cada cliente, a solução encontrada com a orientação da GS1 Brasil foi instalar um portal com antenas RFID que fazem a leitura de todas as etiquetas embutidas nas peças ao mesmo tempo. Para se ter uma ideia, o tempo de venda hoje para uma compra de 300 itens é de 20 minutos. O aprimoramento dos processos operacionais na Brascol resultou aumento significativo no fluxo de compradores, atraídos pela forma eficiente de compra e venda.
Outro caso emblemático de inovação na experiência de compra foi a loja Memove, pertencente ao grupo Valdac Global Brands. O autosserviço foi o conceito escolhido pela loja para que o consumidor fique à vontade para escolher roupas e selecionar, já no provador, quais peças precisa experimentar por meio de painel eletrônico. Na saída, a compra é efetivada pelo sistema self-check out com leitura automática das peças escolhidas e pagamento por cartão bancário eletrônico.
Rastreabilidade – Considerada a sétima maior empresa de alimentos do mundo, a BRF – fusão entre a Sadia e a Perdigão – precisava urgentemente rastrear a origem e o destino de seus mais de cinco mil produtos, que circulam em 47 fábricas espalhadas pelo Brasil. Nesse caso, a demanda era automatizar a logística. Com a orientação da GS1 Brasil, optou pela implantação de um sistema que permite a rastreabilidade dos produtos. Agora, a partir da leitura do código de barras, é possível verificar uma grande quantidade de informações como números de série, lote, data de validade, medidas, entre outras informações.
O consumidor final também começa a perceber a importância de conhecer a procedência dos alimentos. A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil está desenvolvendo o aplicativo Inbar para que o consumidor saiba a origem de determinado alimento, onde e como foi produzido, processo da embalagem, entre outros. O aplicativo é gratuito e está disponível para Android, iOS e Windows Phone. Por meio da câmera de um dispositivo móvel, o consumidor faz a leitura dos vários padrões de código de barras, que lhe dará as informações cadastradas pelo fabricante do produto.
Código para alimentos – O código de barras é o exemplo de uma solução com presença constante na vida do consumidor. Há mais de 30 anos no Brasil, o código de barras é uma ferramenta indispensável e hoje tem um papel que vai além de simplesmente identificar um produto. Para acompanhar os avanços do mercado e atender às exigências do consumidor moderno, atualmente há vários tipos de códigos atribuídos a setores específicos e com diferentes funções. O GS1 DataBar é uma tendência na área de alimentos por fornecer informações como a origem da mercadoria, a data de validade, informações sobre o fabricante, entre outros dados que garantem a segurança de compra e venda dos produtos, além de reforçar o relacionamento do consumidor com o estabel ecimento que ganha credibilidade e confiança pelo serviço prestado.
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