A tecnologia embarcada na frota de ônibus responsável pelo transporte coletivo na cidade de São Paulo está sendo ampliada e modernizada. E o CPqD foi o primeiro laboratório a se credenciar junto à SPTrans – empresa que gerencia o sistema de transporte na capital paulista – como organismo de testes, de certificação e de inspeção em tecnologias embarcadas, que deverão trazer melhorias à operação e à qualidade da informação fornecida aos usuários desse sistema.
Hoje, a frota é constituída por quase 15 mil veículos, em 1.242 linhas operadas por concessionárias (empresas e cooperativas) diferentes, que transportam um total de 6 milhões de passageiros por dia útil. Com a ajuda de recursos de tecnologia embarcada – como GPS e sistema de telemetria -, esses ônibus já são monitorados em aspectos como localização, velocidade e tempo parado, entre outros. Agora, com a modernização do sistema de monitoramento, os veículos ganharão novos dispositivos e equipamentos, como câmeras de vídeo, terminal de dados do motorista, painéis de mensagens variáveis (interno e externo), contador de passageiros e até roteador Wi-Fi para acesso à internet pelos usuários.
“Todos esses componentes terão que ser avaliados e homologados dentro do sistema integrado de monitoramento utilizado pela SPTrans”, explica Gustavo Sinzato, engenheiro do CPqD. “O objetivo é garantir o funcionamento adequado desse sistema, de modo a permitir o monitoramento dos veículos em tempo real e a melhoria dos serviços para os usuários”, acrescenta.
No Ato de Designação assinado em fevereiro, a SPTrans autoriza o CPqD a atuar como Laboratório de Testes Designado (LTD), Organismo de Certificação Designado (OCD) e Organismo de Inspeção Designado (OID) – porém, as funções não podem ser exercidas simultaneamente. Como LTD, o CPqD coloca sua ampla infraestrutura de laboratórios à disposição dos fornecedores que precisam realizar os testes visando a homologação de seus equipamentos junto à SPTrans.
Já no papel de OCD, o CPqD terá a tarefa de definir os testes e requisitos necessários para a validação dos equipamentos, com base nas especificações técnicas da SPTrans e do fornecedor. Após a realização desses testes (em outro laboratório), fará a análise do relatório e emitirá a certificação. E, como OID, terá a missão de fiscalizar a instalação dos diversos componentes nos veículos, verificando o seu funcionamento – o que será feito após a fase de homologação.
A certificação, para a qual o CPqD foi designado, abrange os seguintes equipamentos: unidade central de processamento (UCP), antena do Sistema de Posicionamento Global (GPS), terminal de dados do motorista (responsável pela comunicação entre o motorista e o Centro de Controle Operacional), botão de emergência (para acionamento em casos de ocorrências com prioridade de alertas diretos ao CCO), telemetria (para coleta automática de sinais de falha e de desempenho operacional do veículo), circuito fechado de TV, painel interno de mensagens variáveis (para avisos visuais como próxima parada e mensagens institucionais), painel externo de mensagens variáveis (para exibição de informações da linha e itinerário da viagem), sistema de áudio, contador de passageiros (responsável pela contagem de pessoas nas entradas e saídas dos veículos) e Wi-Fi para os usuários (que poderá ser usado também para a descarga de dados da UCP na garagem).
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