A SANESUL (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), que tem cerca de 1.200 funcionários, cobre 68 municípios, e atende 1,5 milhão de pessoas, já está habituada à mobilidade tecnológica, pois utiliza smartphones com sistema Windows Phone como dispositivos de campo, para coleta de informações de hidrômetros. Agora dá outro passo em direção ao futuro, com a implementação de mais uma ferramenta da Microsoft, o Office 365, que por ser baseado em nuvem, irá ampliar ainda mais a mobilidade e consequentemente a produtividade da SANESUL.
A Gerência de Tecnologia da Informação (Geti) da SANESUL é a área responsável pela implementação do software na nuvem e está fazendo as adaptações necessárias na infraestrutura do Centro de Dados, para que até o final de março os 100% dos funcionários possam utilizar a ferramenta.
O objetivo da implantação do Office 365 é dar continuidade aos projetos de melhoria e modernização da infraestrutura de tecnologia da informação (TI) previstos no Plano de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação (PDTI) da SANESUL.
O Office 365 oferece a possibilidade de acessar arquivos e executar diferentes tarefas pela internet, de qualquer local, através de computadores, notebooks, smartphones ou tablets, sem a necessidade de instalar aplicativos, oferecendo, assim, total mobilidade e flexibilidade para o negócio.
O pacote do Office 365 oferece outros serviços, como o Exchange, que se trata de um e-mail corporativo com até 50 GB de armazenamento por usuário, com garantia de backup e em um ambiente seguro e confiável. Há também o Lync Server, que é uma plataforma de comunicação unificada, semelhante ao Comunicador IntraChat (CIC) utilizado atualmente na SANESUL, mas que permite ainda o compartilhamento de documentos, planilhas, apresentações e telas, áudio e videoconferência.
Outro serviço presente no pacote é o SharePoint, que é um software de colaboração que permite gestão e planejamento de conteúdo. Os softwares de colaboração são sistemas que auxiliam grupos de pessoas envolvidas em tarefas comuns e que provêm interface para um ambiente compartilhado. O Office 365 oferece ainda o Office Online, com acesso ao Word, Excel, PowerPoint e OneNote na nuvem sem a necessidade de instalar esses programas em seu dispositivo ou browser.
Conforme o gestor do centro de dados e telecomunicações da Geti, João André de Souza Neto, alguns dos benefícios do Office 365 são os baixos custos iniciais de implantação, gastos com TI reduzidos, flexibilidade para adicionar usuários e serviços, reuniões e treinamentos a distância, entre outros. “É importante frisar que o Office não se trata apenas de um e-mail ou chat. Ele oferece muito mais. É um pacote de soluções para as rotinas corporativas”, afirma o gestor.
O gerente da Geti, Altair Fernandes Alvarenga, informa que todos os empregados terão acesso à ferramenta, de maneira gradativa. Além disso, a Geti vai oferecer treinamento aos usuários nas sedes regionais e em Campo Grande. O investimento da empresa para a implantação do novo pacote, utilização e manutenção pelo período de três anos é de R$ 930 mil.
“Uma das ideias é permitir aos empregados o uso de software de colaboração, disponibilizando, assim, ferramentas para melhorar o desenvolvimento da SANESUL e das pessoas e disseminar a informação na empresa com menor custo e maior velocidade”, destaca Altair.
Para o diretor de administração e finanças, André Luis Soukef, dotar a empresa de condições favoráveis para seu pleno desenvolvimento é estratégico. “Vamos facilitar a execução de tarefas, integrando nossos empregados ainda mais, e isso vai ajudar na melhoria dos nossos resultados”, afirma.
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