A TOTVS, líder no desenvolvimento de software de gestão na América Latina, reforça sua estratégia de segmentação e anuncia, hoje, a compra de 60% do capital social da empresa Neolog, desenvolvedora de software para o mercado de Logística e Supply Chain Management, por R$ 15,547 milhões.
Sediada em São Paulo, a empresa atua no mercado há mais de 10 anos provendo soluções de gerenciamento de rota e malha logística. A nova aquisição especializada vem complementar o portfólio da TOTVS voltado a clientes dos mais diversos segmentos com necessidades de otimização de seus recursos logísticos.
Baseada no modelo SaaS (Software como Serviço), a Neolog atende clientes de grande porte como Gerdau, Amanco, Whirpool, Magazine Luiza e Votorantim Cimentos. Em conjunto a outras empresas, a Neolog soma uma carteira de frete de mais de R$ 3 bilhões por ano. Sua estrutura conta com mais de 50 funcionários e, em 2014, registrou receita líquida de R$ 9,1 milhões.
“Com esse movimento, a TOTVS reforça a sua estratégia de especialização e seu posicionamento no atendimento à toda a cadeia de abastecimento. Combinamos os produtos e o conhecimento especializado da Neolog com a força da nossa capilaridade. Juntas, vamos explorar as oportunidades de otimização de custos e ganhos de eficiência em um setor chave para a economia brasileira”, destaca Gilsinei Hansen, vice-presidente de Segmentos e Sistemas da TOTVS.
O contrato prevê, ainda, o pagamento de um valor variável, o qual deverá ser desembolsado de acordo com o cumprimento de determinadas metas estabelecidas para o Neolog até 30 de junho de 2016. Além disso, está prevista a compra futura pela TOTVS da participação societária remanescente da Neolog, a qual poderá ser executada entre janeiro de 2018 e o mesmo mês de 2020, por um valor baseado em métricas de performance da Neolog.
Expertise complementar
Em um país de proporção continental como o Brasil, logística nunca será apenas mais um setor dentro das companhias. De acordo com dados de mercado, apresentados pela consultoria ILOS, os custos logísticos no Brasil equivalem a mais de 10% do PIB nacional. Só os gastos com transportes e distribuição consomem, aproximadamente, 10% do faturamento das empresas brasileiras. Uma boa gestão interna pode impactar diretamente esses números.
Por isso, a TOTVS reafirma sua estratégia de especialização com a aquisição de parte da Neolog. A iniciativa visa disponibilizar soluções que minimizem os gargalos infralogísticos, já que a empresa utiliza modelos matemáticos integrados em seus sistemas, capazes de gerar análise simultânea e detalhada das diversas opções da operação logística, como gerenciamento da malha e monitoramento de caminhões, por exemplo. A inteligência dos softwares desenvolvidos pela Neolog permite antecipar eventos em diferentes cenários, tomar decisões estratégicas em toda a cadeia produtiva, controlar o desempenho e atender melhor à demanda de clientes.
“Estamos confiantes de que o passo dado é o melhor caminho para uma oferta ainda mais completa e acessível a empresas de todo o Brasil. Unimos expertises para consolidar uma nova forma de se pensar a logística. Nosso objetivo é apoiar o setor no seu desenvolvimento estratégico com soluções especialistas e 100% aderentes”, finaliza Danilo Campos, CEO da Neolog.
Comments