A Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) adquiriu dois equipamentos Oracle Exadata Database Machine, um com ½ rack para seu datacenter principal e outro com ¼ de rack para seu site de contingência, para armazenar e processar seus dados financeiros e fiscais dos sistemas financeiros Mastersaf e Modeler.
A CPFL, que atua na geração, distribuição, comercialização e fornecimento de energia nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, tinha como principais desafios agilizar a geração do relatório para cumprimento das obrigações fiscais e conseguir processamento paralelo dentro do banco de dados para as gerações de uma mesma obrigação tributária para empresas distintas.
Com uma receita anual bruta operacional de R$19 bilhões, a CPFL é a maior empresa privada de distribuição elétrica do País e referência de mercado de Utilities. Seus mais de 7,5 milhões de clientes geram um gigantesco volume de dados transacionais diariamente.
Diante da complexidade de sua infraestrutura e do desafio de lidar com precisão e agilidade com grande volume de dados, a CPFL começou a pesquisar no mercado a melhor solução de TI para reforçar e simplificar sua infraestrutura, ampliando a performance e agilidade de armazenamento e processamento.
Um dos pontos que levou a empresa a optar pelo Oracle Exadata Database Machine foi o apoio do fornecedor do sistema para buscar casos de sucesso e informações técnicas de funcionamento do sistema dentro da plataforma Exadata onde o fornecedor do sistema nos passou ótimas referências de resultados obtidos em outros clientes. Em 2013 a empresa de energia iniciou o projeto de implementação do Oracle Exadata Database Machine.
O apoio dos parceiros Service IT Solution e CSC nas diversas etapas de planejamento e implantação do sistema e um workshop sobre as melhores práticas e funcionalidades da nova tecnologia, realizado em conjunto com a Oracle, contribuíram para o sucesso do projeto.
Em apenas dois meses a empresa já percebe os ganhos com o Oracle Exadata Database Machine. O tempo necessário para consolidar o relatório de informações, que antes era de mais de 7 dias, caiu para apenas 17 horas, em média. O processamento paralelo dentro do banco de dados permite agora que a CPFL gere simultaneamente a mesma obrigação para empresas distintas, sem perda de performance.
O Oracle Exadata Database Machine também trouxe ganhos de produtividade para as áreas de negócios ao permitir a conexão de usuários simultâneos sem causar lentidão no sistema e a geração de análises de Business Intelligence em um tempo menor para que os executivos tomarem decisões de forma mais rápida e precisa.
“Com os Oracle Exadata Database Machines integrados ao sistema fiscal Mastersaf, mesmo com o crescimento constante do volume mensal de informações, nós atendemos os prazos legais de entrega de relatórios fiscais e conseguimos entregar relatórios analíticos mais sofisticados e rápidos para a área de negócios, contribuindo para melhorar a tomada de decisões. A Secretaria da Fazenda reduziu o prazo de entrega dos dados da Mastersaf de 30 para 15 dias, por exemplo, e implementar o Oracle Exadata foi fundamental para apoiar o crescimento dos dados e atender aos prazos curtos”, afirma Marcio Felix, Gerente de Tecnologia, Telecomunicações e Segurança, da CPFL
“A CPFL é um grande cliente e uma referência no setor elétrico, com grande demanda diária de processamento de dados e necessidades específicas para atendimento às regulamentações governamentais. O Oracle Exadata Database Machine é um equipamento com hardware e software integrados, que oferece excelente performance e agilidade incomparável de processamento, e neste projeto comprova sua eficácia mesmo quando integrado a aplicativos da concorrência. A infraestrutura da CPFL tornou-se mais robusta e está pronta para apoiar o crescimento dos negócios e do volume de dados da companhia”, diz Fabiano Matos, vice-presidente de Vendas de Sistemas da Oracle do Brasil.
Comments