O CPqD vai fornecer para a CAIXA sua nova solução para a gestão unificada de fraudes, desenvolvida com o objetivo de atender um dos grandes desafios atuais das instituições financeiras que lidam com clientes e produtos em diversos canais – conta corrente, cartão de crédito, adquirência, internet banking, mobile banking, entre outros. No caso da CAIXA, o contrato inclui a venda da licença e a implantação da solução para cartões de crédito, além do suporte pelo CPqD no período de 60 meses.

A base da solução fornecida à CAIXA é o CPqD Antifraude, que oferece recursos para o monitoramento, prevenção e tratamento de incidentes, de modo a combater a fraude antes que ela aconteça. A novidade, introduzida neste ano, está na plataforma única para o tratamento de diversos tipos de fraude, oferecendo uma visão unificada que envolve desde a captura de eventos, a avaliação dos riscos até o tratamento de alertas e casos, por meio de uma correlação ampliada em todos os pontos do processo de prevenção – o que resulta em maior proteção contra fraudes e perdas.

Entre as vantagens dessa solução, destacam-se a maior flexibilidade para adequação à realidade de cada instituição, o aprendizado na detecção de fraudes, que é aplicado automaticamente entre os canais e produtos, e a maior eficácia no tratamento dos casos. “Com isso, é possível adaptar a solução a novos padrões de fraude que surgem constantemente”, afirma Carlos Cantelli, gerente de vendas para o Mercado Financeiro do CPqD. Ele lembra que, desde 2009, o CPqD oferece soluções de prevenção a fraudes multicanal para o setor financeiro.