A Caixa Econômica Federal integra o Sistema Finan­ceiro nacional, auxiliando na política de crédito do Governo Federal, submetendo-se às suas decisões, a disciplina normativa do Ministério da Fazenda e a fiscalização do Banco Central do Brasil. Visando atender a uma estratégia nacional, a Caixa Econômica Federal (CEF) do Rio de Janeiro contou com o apoio da G&P Projetos e Sistemas, empresa 100% nacional com atuação destacada há mais de 20 anos no mercado de Tecnologia da Informação, para realizar a centralização de todos os seus sistemas em um novo Data Center localizado em Brasília.

Realizado pela equipe do Rio de Janeiro da G&P, o projeto consistiu na migração de todos os siste­mas ativos (aproximadamente 70 com 34 Tera­Bytes de dados) utilizados para a área de Homologa­ção/TI da CEF – RJ do Data Center do Rio de Janeiro para o Data Center de Brasília. Esses sistemas utilizados pelo banco são voltados para a área social, como Bolsa Família, Seguro Desempre­go e FGTS.

Para atingir a meta de migrar o ambiente de Homologação com confiabilidade, segurança e integridade referencial dos dados utilizados, foi criado um ambiente virtual, cópia do ambiente de Homologação ativo no Data Center do RJ, definin­do um ponto de corte, através de uma data cha­ve escolhida. Sendo que todo este volume (aplicação, es­trutura de dados e dados) foi enviado via transmissão de Links segregados, disco a disco, do ambiente ativo para o ambiente virtual, que foi ativado e passou a exe­cutar em paralelo todos os processos do am­biente de Homologação até então ativos no Rio de Janeiro. Na sequência, foi feita a verificação, ajuste, conciliação e validação deste ambien­te virtual com o ambiente do Data Center do RJ, até que estivessem totalmente conciliados, quando, por fim, foi desativado o ambiente do Data Center do RJ para a continuidade das homo­logações no ambiente em Brasília.

De acordo com o gerente de negócios da G&P, Jorge Alexan­dre Maciel, foi a primeira vez que a companhia realizou um projeto deste porte e envergadura na área de TI da CEF – RJ, com vo­lume de dados e sistemas envolvidos simulta­neamente: “A execução do projeto foi um sucesso e culminou no re­conhecimento e satisfação completa do cliente”.

Atualmente to­dos os processos de homologação do banco são realizados pela equipe da G&P – RJ, através de acessos remotos ao Data Center em Brasília. O sucesso do projeto permitiu, por meio de seu mo­delo e estratégia, que a CEF possa migrar outros ambientes, inclusive o de produção, com a mesma segurança e integridade das aplicações e dados, valorizando o novo ambiente do Data Center de Brasília.