A Caixa Econômica Federal integra o Sistema Financeiro nacional, auxiliando na política de crédito do Governo Federal, submetendo-se às suas decisões, a disciplina normativa do Ministério da Fazenda e a fiscalização do Banco Central do Brasil. Visando atender a uma estratégia nacional, a Caixa Econômica Federal (CEF) do Rio de Janeiro contou com o apoio da G&P Projetos e Sistemas, empresa 100% nacional com atuação destacada há mais de 20 anos no mercado de Tecnologia da Informação, para realizar a centralização de todos os seus sistemas em um novo Data Center localizado em Brasília.
Realizado pela equipe do Rio de Janeiro da G&P, o projeto consistiu na migração de todos os sistemas ativos (aproximadamente 70 com 34 TeraBytes de dados) utilizados para a área de Homologação/TI da CEF – RJ do Data Center do Rio de Janeiro para o Data Center de Brasília. Esses sistemas utilizados pelo banco são voltados para a área social, como Bolsa Família, Seguro Desemprego e FGTS.
Para atingir a meta de migrar o ambiente de Homologação com confiabilidade, segurança e integridade referencial dos dados utilizados, foi criado um ambiente virtual, cópia do ambiente de Homologação ativo no Data Center do RJ, definindo um ponto de corte, através de uma data chave escolhida. Sendo que todo este volume (aplicação, estrutura de dados e dados) foi enviado via transmissão de Links segregados, disco a disco, do ambiente ativo para o ambiente virtual, que foi ativado e passou a executar em paralelo todos os processos do ambiente de Homologação até então ativos no Rio de Janeiro. Na sequência, foi feita a verificação, ajuste, conciliação e validação deste ambiente virtual com o ambiente do Data Center do RJ, até que estivessem totalmente conciliados, quando, por fim, foi desativado o ambiente do Data Center do RJ para a continuidade das homologações no ambiente em Brasília.
De acordo com o gerente de negócios da G&P, Jorge Alexandre Maciel, foi a primeira vez que a companhia realizou um projeto deste porte e envergadura na área de TI da CEF – RJ, com volume de dados e sistemas envolvidos simultaneamente: “A execução do projeto foi um sucesso e culminou no reconhecimento e satisfação completa do cliente”.
Atualmente todos os processos de homologação do banco são realizados pela equipe da G&P – RJ, através de acessos remotos ao Data Center em Brasília. O sucesso do projeto permitiu, por meio de seu modelo e estratégia, que a CEF possa migrar outros ambientes, inclusive o de produção, com a mesma segurança e integridade das aplicações e dados, valorizando o novo ambiente do Data Center de Brasília.
Comments