A Zebra Technologies Corporation, empresa global em produtos e serviços que fornecem visibilidade em tempo real dos ativos, pessoas e transações das organizações, divulga os mais recentes resultados de um estudo sobre o mercado de Internet das Coisas (Internet of Things – IoT, sigla em inglês). A pesquisa, conduzida pela Forrester Consulting, revela que uma alta porcentagem dos tomadores de decisões corporativas entendem e estão no processo de implantação da Internet das Coisas, além de classificarem o uso da tecnologia como parte de sua estratégia empresarial.

A consultoria entrevistou tomadores de decisões de TI e empresários de quase 600 companhias globais dos setores de varejo, produtos de consumo, indústria, transporte, governo, petróleo/gás, saúde e hospitalidade. A expertise da Zebra em muitos desses setores verticais foi expandida com sua aquisição da unidade de negócios Enterprise, da Motorola Solutions, em outubro de 2014.

Em 2012, a Zebra pilotou uma investigação inicial sobre o conhecimento e taxa de adoção de IoT nas empresas. O estudo intitulado “Building Value from Visibility” (Construindo valor a partir da visibilidade) estabeleceu um fundamento sobre a implantação global de IoT nas empresas e destacou alguns pontos que se tornaram referência para este recente estudo como, por exemplo, o aumento de sua adoção. Na primeira pesquisa, 15% das empresas possuíam uma solução de IoT instalada, hoje, esse número subiu para 25%.

PRINCIPAIS DESCOBERTAS

Empresas globais reconhecem o papel transformador das soluções de IoT – Mais de 80% das companhias pesquisadas acreditam que a solução de IoT será, em uma década, a mais estratégica iniciativa de tecnologia para suas organizações. Essas empresas buscam a Internet das Coisas como um modo de tratar uma variedade de desafios estratégicos, operacionais e empresariais.
Forte ritmo de implantação da solução de IoT entre as empresas globais – Aproximadamente 65% das companhias pesquisadas em todo o mundo estão no processo ou já concluíram a implementação, sendo:
60% das companhias norte-americanas
52% das companhias europeias
71% das companhias latino-americanas
Mais de 70% das companhias pacífico-asiáticas.
*Novas cidades, edifícios e infraestrutura em muitos países da Ásia-Pacífico possibilitaram essa forte taxa de adoção.

Wi-Fi, rastreamento de locação em tempo real e sensores de segurança são elementos importantes das soluções IoT. Das empresas pesquisadas, 83% identificam a infraestrutura de Wi-Fi e as tecnologias de rastreamento de locação em tempo real como alicerces importantes ou muito importantes das soluções de IoT. Tecnologias de sensor para monitorar ativos e o ambiente do entorno também foram apontadas com elementos de tecnologia importantes ou muito importantes por mais de 80% das companhias globais.
IoT pode ajudar na melhoria da experiência dos consumidores das empresas. Aproximadamente metade das companhias pesquisadas identificou a melhoria na experiência do consumidor como um dos cinco principais benefícios da implantação das soluções IoT. Otimização da cadeia de suprimentos, visibilidade, prevenção de perdas e eficiência de custos também foram identificados dentre os cinco importantes benefícios, entre 44% e 46% das empresas.