Para dar suporte ao processo de decisão e análise de crédito, a Chevrolet Serviços Financeiros, banco múltiplo que administra os serviços financeiros oferecidos à rede de concessionárias Chevrolet, adotou a plataforma Risk Pack da Neurotech, empresa pioneira no Brasil no desenvolvimento de soluções avançadas para automação de todo o ciclo de decisão em operações de crédito, prevenção à fraude e gestão de risco. Mesmo que recente, a implementação, finalizada em agosto de 2014, já trouxe importantes ganhos para a instituição financeira no que diz respeito à automatização e melhora na qualidade do processo de análise de crédito de seus clientes, tanto no varejo, como em sua linha de consórcios. O Risk Pack aderiu a todos os requisitos de negócios da instituição e também às regras de compliance do setor financeiro.

Presente em todas as concessionárias Chevrolet, a Chevrolet Serviços Financeiros tem o compromisso de manter a qualidade e a padronização de atendimento em todos estes pontos de venda. As principais premissas da instituição são: o compromisso com a contínua inovação e a manutenção do padrão internacional. Neste contexto, era fundamental para a Chevrolet Serviços Financeiros automatizar seus processos de análises e, ao mesmo tempo, ganhar consistência e qualidade nos resultados obtidos.

A solução Risk Pack é reconhecidamente inovadora pela flexibilidade de parametrizacão, segurança, escalabilidade da solução e também porque emprega inteligência artificial e redes neurais, que são técnicas computacionais que apresentam um modelo matemático inspirado na estrutura neural de organismos inteligentes e que adquirem conhecimento através da experiência. Uma rede neural artificial pode ter centenas ou milhares de unidades de processamento. Por permitirem a aquisição e gerenciamento adequado do portfólio de consumidores, esses modelos estatísticos desenvolvidos pela Neurotech trazem diversos benefícios para as empresas.

Antes da sua adoção, grande parte do processo de análise da Chevrolet Serviços Financeiros era manual e sujeito, portanto, a possíveis inconsistências no resultado desejado. O método de análise de crédito até então utilizado tinha capacidade limitada para lidar com políticas mais complexas no banco, resultando em eventuais diferencias em relação às regras estabelecidas. A instituição demandava, desta forma, um processo mais estruturado. Também maior agilidade nas checagens da análise e de compliance. Atualmente, a cada verificação para concessão de crédito o Risk Pack realiza a verificação completa e automática.

“Recebemos mensalmente um número muito grande de solicitações, o que inviabiliza a consulta de cada número do CPF em diversas fontes internas e externas de informação. Hoje, isso é possível de forma automatizada, ajustada à complexidade das nossas políticas e com todas as informações relevantes disponibilizadas, já com uma sugestão sobre decisão de aprovação”, comenta Andrés Pérez, superintendente da área de risco da Chevrolet Serviços Financeiros.

Além destas regras de conformidade, a solução da Neurotech também ajuda a fazer a conferência e a identificar fraudes. As informações cadastrais são analisadas automaticamente e se alguma divergência do dado apresentado no pedido de crédito pelo cliente for percebida, os analistas já conseguem verificar rapidamente. Tudo com total controle, consistência e velocidade. Por conta desta automatização, foi registrada uma melhoria significativa na qualidade de aprovação e a expectativa é conquistar, em breve, maior agilidade no tempo de resposta da análise.

Como a implementação geraria uma mudança de cultura na Chevrolet Serviços Financeiros, o projeto foi realizado passo a passo e a migração para o Risk Pack aconteceu gradativamente. Hoje todas as análises de solicitações vindas do país são feitas com o suporte da ferramenta.

A escolha pela Neurotech ocorreu depois da avaliação de diversos players do mercado, demonstrações de suas funcionalidades e também da verificação dos benefícios obtidos por outras empresas. Os pontos cruciais para a escolha foram flexibilidade de adaptação às necessidades e de customização; acesso a variedade de fontes externas de dados para colher as informações; e capacidade de conectar-se com essas fontes. “Fizemos as sugestões e a Neurotech as adequou ao sistema para nos ajudar a chegar aos nossos objetivos”, finaliza Pérez.

O Risk Pack é um pacote que oferece inteligência, processo e ferramentas flexíveis, modulares e independentes para gerenciar todo o ciclo de crédito e cobrança para tornar produtos e operações ainda mais lucrativos, rápidos e monitorados em toda sua plenitude.

A ferramenta está dividida em módulos que englobam desde a captação de informações cadastrais de forma inteligente e integrada, consulta automática a uma base de mais de oito mil informações, definição e parametrização dos fluxos, até o gerenciamento da operação de crédito de forma automatizada. A ferramenta também previne fraudes cadastrais através de regras inteligentes e informações históricas disponíveis na própria empresa. Outra característica do Risk Pack é a disponibilidade de um painel executivo com relatórios e indicadores para gerenciar os ciclos de crédito e cobrança especialmente customizados para a operação.