A Caedu, rede varejista especializada em vestuário e acessórios, atualizou sua infraestrutura de rede com a tecnologia Wi-Fi da Cisco. Com o objetivo de suportar novos sistemas de automação e mobilidade em processos administrativos, a empresa instalou Access Points Cisco em suas lojas, centros de distribuição e escritórios. O projeto proporcionou eficiência e agilidade à gestão da Caedu, além de garantir segurança e estabilidade à rede.

Em franca expansão no Estado de São Paulo, a Caedu tem seu foco na moda de qualidade a preços acessíveis, oferecendo um mix de produtos diversificado e completo aos clientes. Com a ampliação dos negócios na capital e no interior nos últimos anos, a rede varejista se viu obrigada a renovar sua infraestrutura de TI, que não acompanhava a velocidade de seu crescimento. Novos sistemas de gestão empresarial e de armazéns acabaram impossibilitados de operar pois a rede Wi-Fi até então utilizada não atendia a pré-requisitos funcionais e de segurança.

Além disso, boa parte da operação da empresa era baseada em processos manuais, do recebimento da mercadoria à marcação e remarcação de preços. Nos centros de distribuição a empresa também buscava obter maior maturidade, dependendo de uma solução de mobilidade, por exemplo, para os coletores de códigos de barras (terminais móveis), algo diretamente relacionado à infraestrutura de rede sem fio. A Caedu percebeu que um projeto Wi-Fi abriria as portas para automação total dos processos, além de possibilitar a plena utilização dos novos sistemas recentemente adquiridos.

Foi então definido um novo ambiente de rede wireless, capaz de suportar as mudanças. Como pré-requisito exigiu-se: rede Wi-Fi funcional, de forma que as aplicações pudessem ter o máximo de desempenho; ambiente padronizado na tecnologia Cisco; e implantação com o mínimo de impacto à produção e ao usuário. Ao todo foram instalados 170 Access Points Cisco nas 48 lojas da Caedu, nos dois centros de distribuição localizados em Embu, na Grande São Paulo, e em Araguari, no interior do Estado, e também nos dois escritórios da rede varejista.

“O grande objetivo do projeto foi dar mobilidade às aplicações e agilidade aos negócios”, conta Denis Diniz, Gerente de TI e Infraestrutura da Caedu. Esses atributos também contribuiriam para ampliar a produtividade. “Calculamos um ganho de 80% em eficiência operacional. E as mudanças nos permitiriam alocar os colaboradores em outras atividades”, afirma o executivo.

Produtividade é um dos elementos mais importantes que a tecnologia, principalmente a mobilidade, pode oferecer. Segundo Ana Claudia Plihal, diretora comercial da Cisco, investimentos nesta área há muito tempo deixaram de ser um diferencial para se tornarem básicos. “A mobilidade pode alavancar a produtividade nos negócios ao automatizar processos que antes demandavam mão de obra e custos desnecessários. Soluções adequadas nesse campo podem ser ferramentas essenciais frente a concorrência”, explica a executiva.

Implantação e mobilidade futura

A Tripletech, parceira Cisco foi responsável pela implantação do projeto e, de acordo com o diretor comercial da empresa, Marcelo Oliva, o diferencial da solução Cisco ficou ainda mais evidente no centro de distribuição em Embu, onde a operação demanda mais robustez do que nas lojas. “São mais de 50 coletores e 20 antenas, contra uma média de três coletores e três antenas por loja. A demanda de acesso no centro de distribuição é ainda mais intensa e, se a infraestrutura não for estável nada funciona”, relata o executivo.

Por fim, na área administrativa, a rede Wi-Fi foi disponibilizada tanto para colaboradores quanto para visitantes das matrizes, com uma segmentação ao acesso. A ideia é que no futuro a rede sem fio se estenda aos clientes nas lojas, também como ferramenta de monetização e atendimento personalizado. Para Diniz, a solução da Cisco criou na Caedu um ambiente tecnológico mais transparente e seguro. “O projeto surpreendeu bastante tanto usuários quanto visitantes porque, além da conveniência, oferece segurança e praticidade de acesso às informações”, finaliza.