As empresas que desenvolvem tecnologia para mobilidade, como a Qualcomm, estão adotando como estratégia a Cloud Computing, ou Computação em Nuvem, para os futuros recursos de comunicação para celulares e tablets.
A idéia é investir para ter aparelhos cada vez mais capazes de rodar aplicativos de alto nível, com muitos recursos, mas sempre utilizando a internet. Assim, os chips dos aparelhos portáteis ficarão mais poderosos, já que poderão contar com o apoio complementar dos processadores da nuvem da internet.
Outra vantagem é que o tráfego de dados acaba sendo fundamental e isso exige que as operadoras invistam em gerações avançadas de tecnologias sem fio, como 3G e mesmo as soluções de quarta geração (4G).
A 4G estará baseada totalmente na internet sendo um “sistema de sistemas” e uma “rede das redes”. O objetivo é alcançar a convergência entre as redes de cabo e sem fio assim como computadores, dispositivos eletrônicos e tecnologias da informação para prover velocidades de acesso entre 100 Mbps em movimento e 5 giga bits por segundo (Gbps) em repouso.
Comentário desta quarta, 24/11/2010, ao vivo no “TI para Negócios”, pela Rádio Eldorado:
Na nuvens…
No próximo sábado, vamos abordar Computação em Nuvem, com dois executivos da Microsoft: Antonio Moraes e Otávio Pêcego. Ouça a chamada:
Comments