A Nutanix, fornecedora de soluções de infraestrutura para datacenter de próxima geração, anuncia que a Direct One – empresa brasileira desenvolvedora do sistema One to One Engine, uma plataforma web que integra e personaliza via banco de dados as principais mídias digitais e impressas, com acompanhamento e gestão online para análises de indicadores de desempenho, investiu cerca de um milhão de reais numa plataforma inovadora baseada no conceito de web scale composta por solução Nutanix e ambiente Microsoft (Hyper-V, System Center e Azure Pack) numa nuvem privada.

A adoção dessa plataforma visava atender alguns objetivos principais: obter maior capacidade de processamento de forma rápida a fim de suportar o ágil crescimento da companhia – de 70% ao ano nos últimos três anos; ter escalabilidade para ampliar a operação e expandir a oferta de serviços para o setor de Serviços Financeiros de forma geral; manter a segurança e a resiliência a fim de atender aos mais exigentes e críticos níveis de governança e regulamentações do setor o qual atua.

Em agosto deste ano, a Direct One, em conjunto com a integradora Servix, integrou o appliance da Nutanix (modelo NX 3060) baseado no conceito de web scale à uma composição inédita no País: ambiente de nuvem privada (instalada no datacenter da Equinix-Alog) e totalmente virtualizado com Microsoft Hyper-V ™ e a família System Center com Azure Pack.

Com essa nova plataforma, a Direct One consegue hoje processar 50 milhões de documentos personalizados por minuto, no formato XML, por exemplo. Antes, o poder de processamento era de 500 mil documentos por minuto. Ou seja, houve um incremento de 10 mil vezes na produção dos documentos, além do aumento da segurança e da resiliência.
Benefícios

De acordo com Fernando Wosniak Steler, CEO da Direct One, os benefícios são muito claros e dentre eles, destacam-se: redução de 50% no custo operacional; melhora de 300 vezes na capacidade computacional; as máquinas virtuais estão cinco vezes mais rápidas; os serviços são 40% mais ágeis; o tempo de resposta da infraestrutura ficou duas vezes mais veloz, com automação de processos de DevOps (entrega de ambiente computacional confiável e automatizada); atualmente é possível o processamento e a geração de 50 milhões por minuto de comunicações e documentos XML.

Documentos personalizados são criados por montagem dinâmica baseada em regras e são apresentados a clientes, parceiros e fornecedores, em diversos formatos (PDF e outros) e por múltiplos canais (digitais ou impressos: sms, email, malas-diretas, faturas etc). Desde o contato individual até a produção em série de altos volumes de documentos, as soluções da Direct One simplificam e automatizam os processos empresariais relacionados a documentos e peças de marketing, visando melhorar o desempenho e a eficiência das empresas clientes. Atualmente, metade das 10 maiores seguradoras do Brasil utiliza o sistema one to one engine da Direct One.

Segundo Steler, a sua companhia tinha um grande desafio a cumprir neste ano: reduzir o custo operacional e, ao mesmo tempo, aumentar a velocidade de processamento, a segurança e a resiliência em seu sistema de CCM as a Service (Customer Communications Management) e Big Data. “Estávamos em busca de uma infraestrutura web scale controlada, ou seja, que permitisse a rápida expansão da capacidade de processamento e ao mesmo tempo fosse segura. Quando a integradora Servix nos apresentou a tecnologia Nutanix ficamos extremamente satisfeitos uma vez que teríamos todas as nossas demandas atendidas em um curto prazo. Todo o projeto de Nutanix, com Microsoft e nuvem privada levou dois meses entre a descoberta da Nutanix até a execução final do projeto”, comemora Steler.

Segundo Steler, com a nova plataforma, o custo operacional da Direct One diminuiu sensivelmente. “Os serviços da companhia ficaram mais ágeis e obtivemos no geral uma performance aprimorada. Nossa empresa conseguiu crescer a sua capacidade computacional, utilizando apenas uma parte da capacidade do appliance da Nutanix”, afirma o executivo.

“Conseguimos a performance de 100 mil IOPs (Input/Output Operations per Second) em leitura aleatória de disco, com tripla consistência de arquivos. Com 1TB de Memória RAM, garantimos também a escalabilidade horizontal (scale-out), bem como a escalabilidade vertical (scale-up) dos serviços de infraestrutura, utilizando Hyper-V com a família System Center e Azure Pack da Microsoft. Agora, podemos dizer que temos um processo de DevOps (entrega de ambiente computacional confiável e automatizada) bastante dinâmico, seguro e escalável, que acompanha o nosso crescimento”, afirma Steler.

A Nutanix foi fundada em 2009 com base em uma visão de como os datacenters corporativos devem evoluir na era da nuvem. A abordagem da empresa se baseia em mudanças tecnológicas em relação à mobilidade empresarial, à oferta de soluções centradas no usuário, análises de big data e arquiteturas de nuvem híbrida para fornecer os benefícios das tecnologias web scale de forma ampla.

A Nutanix simplifica o design, o gerenciamento e o crescimento dos datacenters corporativos com um sistema integrado 100% virtualizado que otimiza praticamente toda carga de trabalho virtual. Além disso, a plataforma de computação virtual da Nutanix é hypervisor agnostic, permitindo que os gerentes de TI das empresas escolham a tecnologia de virtualização certa para o seu ambiente.

“Na Nutanix, prevemos que em uma década a plataforma de computação dos datacenters será completamente virtual”, declara Leonel Oliveira, gerente geral da Nutanix no Brasil. Segundo Oliveira, a infraestrutura de web scale é uma abordagem absolutamente nova para a concepção, implementação e gerenciamento de datacenters mais simples e mais eficiente do que os modelos tradicionais. “Arquiteturas e tecnologias web scale foram implementadas de forma pioneira em grandes empresas de nuvem e web – como Google, Facebook, Microsoft e Amazon – e agora estão sendo adotadas por empresas tradicionais”, declara o gerente geral da Nutanix no Brasil.