O bom momento da economia brasileira impulsionou o negócio das empresas de transportes, que passaram a aumentar a frota e contratar mais funcionários. Porém, quanto mais veículos na rua, maior o número de multas que chegam para as companhias. Lidar com essas notificações dentro do prazo de vencimento é um dos grandes desafios que esse setor enfrenta atualmente.

Com o objetivo de atender a essa demanda, a Simpress, fornecedora de outsourcing de impressão e gestão de documentos, desenvolveu uma solução para a gestão de multas que reconhece o conteúdo das notificações e multas recebidas, automatizando todo o processo de identificação e notificação dos condutores dos veículos, agilizando um trabalho que poderia levar dias para apenas poucos minutos.

A solução funciona de uma maneira bem simples: a companhia digitaliza as multas recebidas, os dados do documento são automaticamente extraídos e, então, é criado um repositório único que pode ser integrado aos sistemas atuais das empresas. Esse processo permite de maneira simples identificar e notificar os condutores.

Os benefícios ficam principalmente na economia de recursos. Em alguns casos, como o de transportadoras, a legislação prevê que a cada mês de atraso no pagamento, o valor a ser cobrado pela infração de trânsito é dobrado. Com a agilidade de identificação e notificação do condutor esse transtorno pode ser evitado. Além disso, o tempo e as atividades manuais do processo.

Toda a ação pode ser monitorada em tempo real, com indicadores de desempenho. Já o workflow pode ser acompanhado pela empresa, que passa a ter gestão completa sobre esses processos.