A First Data, empresa global de processamento de pagamentos e comércio eletrônico, anunciou a inauguração de dois data centers no Brasil. O projeto foi realizado em parceria com a IBM e a implementação já se encontra em fase final.
Os data centers visam a criação de um ambiente compatível com os padrões globais de segurança do PCI Security Standards Council.
Oferecerem alta disponibilidade tanto para a Bin, solução de captura e processamento de transações de débito e crédito, que iniciou operações no Brasil no último mês, quanto para suportar outros serviços já disponibilizados pela empresa, como a rede de correspondentes bancários mantidos em todo o país. Os data centers IBM também contam com certificações ISO 27001 Information Security Management System, ISO 9001 – Quality Management System e ISO 20000 – Information Technology Service Management.
“O investimento em manter data centers locais faz parte da nossa estratégia de oferecer soluções de captura e processamento de transações de débito e crédito no Brasil, com o alto padrão de qualidade, agilidade e flexibilidade. Este é o primeiro passo da empresa na direção de se tornar referência em gestão de estabelecimentos comerciais no País”, comenta Debbie Guerra, presidente da First Data Brasil.
O primeiro data center está localizado no Centro de Serviços Globais da IBM, em Hortolândia, interior de SP, e o segundo está situado na sede da IBM Brasil, na capital paulista, servindo de backup e funcionando de maneira espelhada com o primeiro, a fim de suportar períodos de aumento de demanda e situações de disaster recovery, ambos em ambiente de missão crítica.
A parceria com a IBM contemplou a montagem da infraestrutura elétrica e de refrigeração, segundo os padrões PCI, além da definição dos processos de gerenciamento, tanto da estrutura como dos sistemas operacionais.
“A IBM e a First Data já mantém longa parceria, com serviços gerenciados na Índia e Irlanda, além de hosting na China e cloud nos EUA. Nos sentimos honrados de sermos o parceiro de infraestrutura de TI da maior empresa de processamento de pagamentos eletrônicos do mundo, no lançamento de sua marca no Brasil. Isso demonstra a confiança, agilidade e eficiência de nossos produtos e serviços”, ressalta Fernando Toniolli, executivo da IBM Brasil responsável pelo projeto.
O projeto dos data centers conta também com uma equipe de mais de 35 especialistas da própria First Data, que definiu os equipamentos adquiridos, instalados e gerenciados. “Com uma plataforma de alta disponibilidade, fomos capazes de trazer ao Brasil o que há de melhor da First Data em termos de aplicações e segurança em todo mundo e podemos oferecer aos nossos clientes soluções inovadoras que irão surpreender o mercado”, afirmou Zilda Maria Hessel, diretora de infraestrutura de TI da First Data no Brasil.
O investimento também contemplou a migração do centro de processamento de dados da área de correspondentes bancários, que antes se localizava na Argentina, unificando assim toda a operação em solo brasileiro. O processo ocorreu de forma estável, sem alterações no sistema.
A First Data anunciou uma série de investimentos no Brasil, após assinatura da parceria operacional com o Bancoob, banco cooperativo integrante do maior sistema de cooperativas financeiras do país (Sicoob), para iniciar operação no mercado de adquirência brasileiro neste ano.
Debbie Guerra, presidente da First Data Brasil, fala sobre a Bin:
A Bin nasceu para oferecer um serviço simples e próximo ao cliente. Um exemplo disso é a disponibilidade de nossas taxas no próprio portal da Bin, www.bin.com.br. Os valores variam de acordo com a natureza do estabelecimento comercial e também podem ser negociados dependendo do tamanho da operação. É importante que o comerciante entre em contato com nossos consultores para entender melhor se ele pode contar com outros benefícios.
Em relação às reclamações dos comerciantes, até 2010 havia um duopólio no mercado Brasil, onde uma empresa oferecia serviços com a bandeira Visa e outra empresa trabalhava com a bandeira MasterCard. Aquela realidade não favorecia a competitividade e os comerciantes eram obrigados a trabalhar sempre com dois terminais de pagamento.
Com a abertura do mercado, companhias como a First Data – maior empresa de pagamentos eletrônicos do mundo, pôde entrar no mercado brasileiro e desenvolver soluções com tecnologia global. O Brasil se tornou um mercado multi-adquirente e os comerciantes estão aprendendo a avaliar e comparar os serviços das empresas de adquirência. De forma geral, um mercado com mais concorrentes, estimula a competitividade e, quem ganha é o varejista.
Embora pratiquemos taxas bastante competitivas, a Bin foi criada para oferecer serviços melhores, que possam ajudar os comerciantes a desenvolverem seus negócios. Na prática, além de realizar as tradicionais transações de pagamento em débito e crédito e parcelado com mais segurança, a Bin facilita o dia a dia dos estabelecimentos comerciais, automatizando processos, com extratos mais detalhados, portal de serviços intuitivo, processo de conciliação financeira simplificado e um moderno monitoramento contra fraude. Tudo para que os proprietários tenham mais tempo para fazer o que realmente gostam: cuidar de seus comércios.
A Bin iniciou as operações com a bandeira MasterCard e outras bandeiras, como Visa e Cabal, estarão habilitadas nas próximas semanas. Além das tradicionais máquinas de captura de pagamento, a Bin conta com captura e transação por solução TEF, POSTEF e e-commerce.
Comments