Com mais de 1 milhão de chamadas de emergência recebidas por ano, o Orleans Parish Communication District (OPCD) de Luisiana, nos Estados Unidos, procurava uma maneira de atender às emergências com maior rapidez e eficiência, otimizando o fluxo de informação entre cidadãos, múltiplos órgãos e funcionários. No passado, os desafios do distrito incluíam um número cada vez maior de linhas fixas, seguido de uma transição para a comunicação celular. Quando o furacão Katrina atacou em 2005, o OPCD tinha implementado um sistema totalmente inovador para a localização de usuários sem fio, mas a reconstrução depois desse fenômeno devastador e as inundações geraram ainda mais desafios.

O OPCD implementou o Despacho Assistido por Computador (CAD) PremierOne™ , da Motorola Solutions, provedora líder mundial em soluções e serviços de comunicação de missão crítica para governos e empresas, e o controle de chamada integrado NG9-1-1 com tecnologia Microsoft, que incluem versões integradas de Windows Server e Microsoft SQL Server. O sistema começou a funcionar em novembro de 2013 e integra telecomunicações 9-1-1 e aplicativos dos departamentos de polícia, bombeiros e emergências médicas (EMS) em apenas um console central. Além disso, encaminha automaticamente relatórios de incidentes e envia permanentemente atualizações tanto para terminais móveis (MDT) de EMS quanto para tablets e MDT policiais.

Isso faz com que os funcionários que atuam na linha de frente em emergências possam agir de forma mais rápida, com decisões mais eficientes e seguras. O fluxo de trabalho também melhorou para os despachadores e profissionais de campo, enquanto o OPCD obteve uma plataforma flexível capaz de se integrar facilmente a novos aplicativos e fontes de dados. O OPCD atualmente está trabalhando com a Motorola para integrar mensagens de texto no CAD e está avaliando opções de trabalho com feeds de vídeo e com o sistema de rádio estadual, que também é fornecido pela Motorola Solutions com tecnologia Microsoft.

Ao poder conectar aplicativos e automatizar o fluxo de informação sem problemas, o OPCD conseguiu transformar suas operações e otimizar a segurança para os profissionais de emergência e cidadãos. Além de reduzir os tempos de resposta, a solução aperfeiçoou a eficiência dos despachadores e de outros trabalhadores que podem ver em uma mesma tela a informação atual dos departamentos de EMS, bombeiros e polícia.

PONTOS IMPORTANTES

O Orleans Parish Communication District (OPCD) é o centro de administração de chamadas de emergência de Nova Orleans, uma cidade de aproximadamente 370 mil habitantes que recebe milhões de visitantes a cada ano. O OPCD administra anualmente mais de 1 milhão de chamadas de emergência, encaminhando solicitações aos profissionais de polícia, bombeiros e EMS em campo.
PremierOne CAD é uma solução da próxima geração que ajuda a otimizar os tempos de resposta e a designação de recursos com um gerenciamento de incidentes efetivo e acesso a informação em tempo real para operações de um órgão só ou de múltiplos órgãos.
“Com um sistema CAD baseado na tecnologia Microsoft e Motorola Solutions, conseguimos eliminar os silos de informação e garantir que tanto o despachador como o pessoal certo recebam imediatamente a informação que precisam”, comenta Karl Fasold, administrador de sistemas do Orleans Parish Communication District.

“Foram necessários 20 anos para passar das primeiras linhas 9-1-1 fixas para as chamadas 9-1-1 sem fio. Passaram-se oito anos desde aquele dia em que o furacão Katrina atacou, e hoje contamos com serviços de mensagens de texto, videoconferência e redes sociais, e os cidadãos esperam poder usar todas essas tecnologias para acessar o 9-1-1”, ressalta Stephen Gordon, diretor executivo do Orleans Parish Communication District.

“O sistema de controle de chamada integrado NG9-1-1 e PremierOne CAD da Motorola Solutions ajudam o OPCD a satisfazer suas necessidades atuais e futuras. A solução foi pensada para conectar diversos órgãos de segurança pública a fim de otimizar a tomada de decisões. Além disso, é escalável, o que permite incorporar novas tecnologias sem a necessidade de reformar os sistemas existentes”, explica Tom Guthrie, vice-presidente da unidade Soluções Inteligentes para Segurança Pública da Motorola Solutions.