De acordo com o último censo realizado pelo IBGE, mais de 30 milhões de brasileiros já aderiram ao home office. Entre as vantagens citadas por quem optou por realizar sua atividade profissional dentro de sua própria casa estão a comodidade, como a de evitar os congestionamentos das grandes cidades (de carros ou de gente nos transportes públicos), ter mais tempo disponível para passar com a família ou realizar atividades de seu interesse pessoal e até ter mais de um emprego.

Eu sou um pioneiro do home office no Brasil. Minha primeira experiência com isto foi de 1996 a 1999, quando realizei diversos trabalhos online, incluindo a criação e atualização de sites remotamente, a partir da minha própria casa. Isto me deu a chance de acompanhar mais de perto os primeiros anos de vida da minha filha e levá-la para a escola mais vezes.

Atualmente, prefiro trabalhar em casa, saindo para reuniões em um ou dois dias todas as semanas. Isto favorece o dinamismo com que realizo o meu trabalho, permite uma flexibilidade de tempo ideal para manter os relacionamentos em dia – além daqueles do mundo profissional -, minha alimentação está muito mais saudável e barata, pois comer em casa custa bem menos do que fazer refeições nos restaurantes e a comida tem os ingredientes ideais para a minha dieta…

Os benefícios são muitos.

Inclusive, um dos principais, é poder me concentrar em uma atividade, escrever um texto ou ler, que são verbos que conjugo no meu trabalho o tempo todo, sem ser interrompido desnecessariamente. Quando preciso de gente para trocar uma ideia ou avançar com um projeto, tenho a chance de fazê-lo de modo mais concentrado e objetivo em um momento determinado, sem interrupções.

De um modo geral, os ganhos com o home office são muito grandes. E não há nada que eu realmente considere ruim neste tipo de alternativa para realizar o meu trabalho.