A Zurich Seguros, principal empresa do ramo de seguros com atuação global, acaba de implementar uma ferramenta de análise de negócios móvel com o objetivo de ajudar a minimizar as dificuldades em atender as complexas regulamentações da indústria de seguros e ainda garantir a transparência de suas operações. O projeto, denominado CAPS (Claims Analytical Performance System) foi implementado em 39 países. Com mais de 55.000 funcionários, a Zurich fornece uma ampla gama de seguros gerais e produtos e serviços de seguros de vida. Os clientes da Zurich incluem indivíduos, pequenas, médias e grandes empresas, incluindo multinacionais, em mais de 170 países.

O aplicativo para iPad foi desenvolvido com base na plataforma MicroStrategy Mobile. Em apenas algumas semanas os relatórios internos e dados do sistema foram totalmente integrados para auxiliar o cumprimento das regras de gestão de risco de capital. O app permite que os controladores e gestores da Zurich Seguros analisem tendências anuais sobre dados de sinistros em todo o mundo, com dashboards capazes de exibir informações por período de tempo, geografia ou linha de negócio, utilizando metodologias atuariais.

Isso possibilitou à seguradora, que dispõe de diversas linhas de produtos para seguros, investigar de forma mais eficaz os complexos padrões de sinistro e informar frequentemente aos reguladores os requisitos do sistema.

“Os nossos tomadores de decisão globais e locais têm um poderoso aplicativo para iPads, pelo qual podem acessar dashboards simples e valiosos, ajudando a garantir também a transparência das operações e apoiar exigências regulatórias”, afirma Martin Buess, diretor global de business intelligence da Zurich Seguros, que complementa “nosso relacionamento com a MicroStrategy é a mais recente iniciativa que capacita nossos colaboradores a agirem de forma decisiva para reduzir a exposição de risco corporativo e melhorar nosso balanço. Com a plataforma, tanto as nossas equipes alocadas na sede da companhia, como as demais em outras regiões, são capazes de explorar facilmente os nossos dados sobre sinistros, descobrir áreas de melhoria e tomar decisões em questão de segundos através de seus iPads”.

No ano passado, como parte de um acordo de cinco anos, a empresa de seguros suíça assinou um contrato com a Accenture para desenvolver e gerenciar suas aplicações financeiras SAP e de business intelligence. Além disso, também existem acordos de terceirização plurianual com a CSC para prestação de serviços de data center e suporte de desktop em suas operações na Europa e América do Norte.