Com o desafio de gerenciar a obra de implementação do sistema de Bus Rapid Transit (BRT) Corredor Eixo Sul, no Distrito Federal, a Empresa Brasileira de Engenharia de Infraestrutura (EBEI) investiu em uma tecnologia de colaboração para auxiliar a troca de informações entre a sua equipe e os demais fornecedores envolvidos neste arrojado projeto de mobilidade urbana, que prevê a construção de cerca de 43 quilômetros de extensão de corredores exclusivos entre as entre as regiões administrativas de Santa Maria, Gama, Park Way e Plano Piloto.
A solução escolhida foi o Colaborativo, fornecida pelo Construtivo, empresa especializada em soluções para a gestão de projetos de engenharia. O sistema possibilitou, em um único ambiente virtual, o compartilhamento e arquivamento de informações de todas as etapas do empreendimento, desde o contrato, evolução da obra, prazos, questões físicas e financeiras, reuniões, workflow de documentos e projetos, mantendo na nuvem e totalmente acessível, em qualquer lugar e hora, todas as informações necessárias para o andamento dos projetos.
A escolha pelo Construtivo se deu após pesquisas com empresas parceiras da EBEI, as quais deram boas referências do uso da tecnologia. “Inicialmente, faríamos uma solução caseira, com apoio de uma consultoria externa. Mas, o Colaborativo nos mostrou a capacidade e o potencial da solução, além de um ótimo custo-benefício”, comenta Andre Fernandes, diretor comercial da EBEI, acrescentando que a empresa também optou por uma solução profissional de mercado, pois o auxílio na automação e a segurança em relação ao acesso, tanto na entrada, quanto na saída dos documentos, foi um diferencial para a EBEI vencer a licitação.
Para atender 100% da obra do BRT-Sul, também conhecido como Expresso DF, o Construtivo realizou algumas customizações na ferramenta, como a inserção de workflows nos processos de meio ambiente, projeto e fiscalização de obra, que exigem o acompanhamento e armazenamento de informações em real time. “A tecnologia nos dá segurança, rapidez e agilidade no trato das informações e na comunicação entre os stakeholders. Com isso, temos a certeza de que as informações trocadas estão corretas e atualizadas, garantindo que a equipe de execução de obras siga o projeto que foi submetido à aprovação final”, acrescenta o executivo.
Segundo Marcus Granadeiro, presidente do Construtivo, o uso da solução em projetos de grandes portes, como no caso do Expresso DF, somado a inserção da ferramenta pelas empresas como diferencial de mercado, coloca o Construtivo na rota traçada para o alcance de seus objetivos. “Nosso foco é levar ao mercado a colaboração como uma metodologia assertiva para o atendimento e desenvolvimento do setor de construção e engenharia”, comenta Granadeiro.
A previsão de entrega do BRT-Sul é em Dezembro de 2014, quando o sistema passará a atender cerca de 600 mil pessoas diariamente. Enquanto isso, o corredor opera em fase de testes, podendo ser usado gratuitamente das 11 às 14 horas, no trajeto entre o Terminal do Gama e Rodoviária do Plano Piloto, no centro de Brasília.
Ao longo do percurso, serão instaladas 15 estações com embarque em nível e 15 passarelas para maior segurança dos usuários. O projeto também contempla terminais de integração com os ônibus convencionais e metrô. Com isso, o tempo de viagem, que hoje é de 90 minutos, deve ser reduzido para 40 minutos.
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