O Grupo Tiradentes, que reúne a Universidade Tiradentes (Unit), Faculdade Integrada Tiradentes (Fits) e Faculdade Integrada de Pernambuco (Facipe), soma mais de 50 anos de história no mercado de Educação no Nordeste. Durante as últimas décadas, a instituição de ensino acumulou informações importantes de milhares de estudantes.

Com o constante crescimento dos negócios, o Grupo identificou a necessidade de tornar mais seguros e disponíveis os dados dos mais de 40 mil alunos. A instituição encontrou no modelo de cloud computing oferecido pela Resource IT Solutions, em parceria com a Amazon Web Services (AWS), a solução ideal para manter seu site de contingência com segurança e confiabilidade.

Segundo Jones Emerson, diretor de TI da Unit, foi o primeiro passo em direção à nuvem. “O que os acionistas antes consideravam crítico já levamos para a cloud. Agora, estamos caminhando para contar com outros serviços”, destaca.

Cenário

Em mais de 50 anos de história, o Grupo Tiradentes armazenou os dados de milhares de alunos em seu principal data center em Aracaju (SE). No entanto, com o crescimento dos negócios e do setor de educação privada no País, que deverá registrar 12 milhões de novas matrículas até 2020, de acordo com dados do governo, a instituição identificou que precisaria fortalecer seu plano de continuidade de negócio e garantir disponibilidade e segurança dos dados de mais de 40 mil alunos.

“Nosso crescimento é iminente. E o desafio era contar com um único ponto para armazenar todo o processamento dos dados da instituição. Precisávamos de um site de contingência para fortalecer a segurança”, lembra Jones Emerson, diretor de TI da Unit.

Solução

Inicialmente, relata Exson Machado, gerente de Projeto da Unit, pensou-se na possibilidade de criar um site de contingência em uma das unidades do Grupo. No entanto, o investimento em uma estrutura física, incluindo equipamentos e instalação, estava acima das expectativas da instituição.

Após criteriosa análise do mercado, a Unit optou pelo modelo de cloud computing. A Resource IT Solutions, posicionada entre as maiores integradoras nacionais de serviços de TI, participou da Request for Proposal (RFP) e ganhou o processo. “Nossa RFP foi um processo grande, complicado e envolvia muita informação. A Resource IT Solutions atendeu aos requisitos”, diz Machado.

De acordo com Jones Emerson, diretor de TI da Unit, foi o primeiro passo em direção à nuvem. “O que os acionistas consideravam crítico naquele momento já levamos para a cloud. Agora, estamos caminhando para contar com outros serviços”, acrescenta.

A Resource IT Solutions entendeu às necessidades da Unit e implementou a nuvem da parceira Amazon Web Services (AWS), agregando valor ao projeto com seus serviços de monitoramento. “Nos reunimos com a Resource IT Solutions e a AWS e obtivemos a segurança de que seríamos bem atendidos, já que as duas empresas contam com especialistas em cloud e diversos cases no Brasil”, assinala Machado.

Segundo Marcus Piombo, vice-presidente de Operações da Resource IT Solutions, a solução implementada na Unit reúne segurança, alta disponibilidade e elasticidade, em linha com as atuais exigências das principais instituições de ensino do País. “A nuvem permite atender a essa atual demanda a um custo competitivo.”

Machado conta que a equipe da Resource IT Solutions estabeleceu excelente sinergia com o time Unit e isso fez diferença no projeto, contribuindo de forma efetiva para o sucesso da iniciativa. “Além disso, a Resource IT Solutions tem sido muito transparente durante a aliança”, completa. “Entendemos que o valor agregado da nuvem era muito grande. Não vemos a nuvem como infraestrutura e sim como um ambiente de melhores práticas e proteção.”

“Nossos sistemas acadêmicos e de administração da universidade, como contas a pagar e a receber, folha, controle orçamentário, lançamento de faltas, notas etc, estão seguros na nuvem”, completa Machado.

O executivo explica que o site principal replica diariamente as informações para o site de contingência. A Resource IT Solutions monitora esse processo 24 horas por dia, sete dias da semana. Uma equipe garante que os dados estão sendo replicados da maneira adequada e, em caso de problemas, inicia medidas preventivas.
Benefícios

No começo de 2014, a Unit passou por uma prova de fogo e pôde ver, na prática, o funcionamento do backup na nuvem. “Usamos por dois dias nossos sistemas na nuvem, de forma transparente para os usuários”, conta.

O executivo diz que a operação foi realizada durante o período de matrículas, momento crítico para a universidade. “Realizamos entre 8 mil e 10 mil matrículas por dia no início do ano. O aluno não vem ao campus para esse procedimento, ele faz tudo pela internet. Imagina se tivéssemos ficado sem sistema nesses dias”, questiona. A saída para a nuvem, completa, preserva o que a Unit tem de mais importante: os dados e a imagem da instituição.

Outra vantagem ressaltada pela Unit são as possibilidades futuras que a nuvem permite. “O modelo está em linha com nossa estratégia e nossas expectativas. Por isso, estudamos contar com o data center totalmente em cloud”, afirma Emerson.

Raio X
Solução: disaster recovery na nuvem da Amazon Web Services (AWS)
Desafios: fortalecer o plano de continuidade de negócio da Unit e garantir disponibilidade e segurança dos dados de mais de 40 mil alunos.
Benefícios: segurança, disponibilidade e agilidade para colocar o site de contingência no ar em caso de problemas.