Resultado de parceria firmada pelo Governo de Goiás com a Microsoft para a compra de software a preço simbólico, 150 mil alunos da rede pública estadual receberam na semana passada netbooks equipados com o Windows e o Office. Os estudantes também terão acesso ao Office 365, pacote de softwares de produtividade baseados na nuvem. Um total de 2,3 mil professores do Estado também receberão notebooks equipados com tecnologia Microsoft.

Por meio do convênio com a Microsoft, o governo de Goiás economizou mais de R$ 60 milhões, se comparado ao valor de mercado das licenças de softwares. A parceria foi viabilizada pelo programa “Shape the Future”, que permite que secretarias de educação adquiram softwares da Microsoft por um preço diferenciado.

Segundo o governo de Goiás, o objetivo da iniciativa é possibilitar o uso da tecnologia da informação como aliada na modernização da metodologia de ensino da rede pública estadual de ensino. “O foco é usar a tecnologia para facilitar o processo de aprendizagem dos estudantes goianos”, afirma Ricardo Pereira Borges, chefe do Núcleo de Tecnologia Educacional da Secretaria de Educação de Goiás (NUTE). “É algo que dará total autonomia aos professores e fará deles protagonistas de todo o processo de ensino em sala de aula”, diz.

Nas salas de aula de 173 escolas goianas, serão instalados dispositivos que permitem o processamento local de aplicativos e conexão à internet em rede sem fio. Os professores contarão com softwares de suporte, que permitirão uma conexão entre o seu notebook e os netbooks dos seus alunos, criando um ambiente de compartilhamento de arquivos. Além disso, os educadores terão controle de tudo que for acessado pelos alunos. Para isso, as escolas selecionadas contarão com adaptações elétricas e cabeamentos específicos.

A entrega dos equipamentos para alunos e professores será feita hoje pelo governador Marconi Perillo. A cerimônia, marcada para as 14h, também contará com a presença de Antonio Moraes, diretor de educação da Microsoft Brasil. Essa corresponde à primeira etapa do programa “Escola Digital”, do governo de Goiás. O investimento no projeto até o momento soma R$ 100 milhões, valor aproximadamente 62% menor do que seria necessário sem a parceria com a Microsoft para a compra de software a preço reduzido.

O acordo com o governo de Goiás é resultado do compromisso da Microsoft com a educação, ampliando o papel da tecnologia como facilitadora do ensino e da aprendizagem. “Proporcionar a alunos e professores o acesso à tecnologia de ponta é um instrumento poderoso para a melhoria do ensino e para a formação de jovens capacitados para o mercado de trabalho. Hoje, Goiás dá um passo importante nessa direção”, afirma Antonio Moraes, diretor de educação da Microsoft Brasil.

Além de Goiás, a Microsoft firmou parcerias com o Estado de Pernambuco, do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Espírito Santo e com diversos municípios espalhados por todas as regiões do país a fim de promover a inclusão digital de alunos e professores.

Secretarias de educação de outros Estados e municípios brasileiros também podem ser elegíveis ao programa. Para isso, basta submeter seus projetos diretamente ou através dos fabricantes de hardware e parceiros Microsoft. A elegibilidade garante às secretarias de educação acesso a preços simbólicos aos mesmos softwares adquiridos por Goiás. O projeto deve contemplar um volume mínimo de três mil máquinas compradas pelo próprio governo e atender escolas públicas de ensino básico, entre outros requisitos.

Como parte do compromisso da Microsoft com o desenvolvimento da educação no Brasil, a companhia já impactou desde 2003 quase dois milhões alunos e 538 mil professores por meio de inclusão digital e capacitações na área de tecnologia.