O vice-presidente de Tecnologia do CPqD, Claudio Violato, acaba de ser eleito presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI), para um mandato de dois anos. A eleição ocorreu na sexta-feira (6/6), durante assembleia geral da entidade, que reúne 165 instituições públicas e privadas de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico, com presença nas cinco regiões e 27 unidades da Federação.

“A ABIPTI é uma entidade representativa, que tem dado uma contribuição importante para o fortalecimento da tecnologia e da inovação no Brasil”, afirma Violato. “Ao longo dos seus anos de existência, a entidade tem guiado seus esforços no sentido de atender às demandas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o que a tem mantido alinhada às principais políticas públicas nessa área”, acrescenta.

Violato reconhece a importância do trabalho realizado pela gestão de Isa Assef dos Santos, à qual substitui na presidência da ABIPTI, e revela que pretende construir um planejamento estratégico para os próximos anos, junto com os cinco vice-presidentes regionais da entidade – também eleitos pelos institutos de pesquisa filiados, na assembleia de sexta-feira. “A intenção é torná-la ainda mais representativa e importante para o desenvolvimento tecnológico e a inovação no país”, acrescenta.

A ABIPTI possui estreita parceria com os conselhos nacionais de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti) e das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), além do Fórum de Secretários Municipais da Área de C&T. Participa do Conselho Consultivo da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e do Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos. Promove e incentiva a Aliança Estratégica para a Promoção da Inovação Tecnológica, estabelecida em conjunto com a Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras (Anpei) e a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). A Aliança é uma articulação institucional que visa o intercâmbio permanente de informações entre as entidades, de modo a ampliar o espaço da pesquisa tecnológica no âmbito das políticas públicas nacionais.

Formado em Engenharia Eletrônica pela Universidade de Brasília (UnB), Claudio Violato está no CPqD desde a sua criação, há 37 anos. Atuou em várias áreas e exerceu diversas funções na organização onde, atualmente, ocupa o cargo de vice-presidente de Tecnologia.