A EMC e a cidade do Rio de Janeiro assinaram um acordo de cooperação técnica e científica no EMC Big Data Summit, nesta semana. O acordo é parte do Programa Estratégico da cidade para criar e implementar tecnologias inovadoras voltadas para a criação de cidades mais inteligentes. A EMC conduzirá esses projetos de pesquisa em seu novo Centro de P&D em Big data localizado no Parque Tecnológico UFRJ.

Por meio deste acordo, a EMC vai colaborar com a cidade do Rio de Janeiro para empreender iniciativas conjuntas relacionadas à pesquisa, desenvolvimento e validação de plataformas de big data criadas pela empresa. Esses projetos terão alcance e benefícios globais, ajudarão a tornar o setor de TI no Brasil um importante pilar para o desenvolvimento econômico e social e aumentarão a competitividade e a posição internacional do país no setor de tecnologia da informação.

O recém-inaugurado Centro de P&D, parte do investimento de US$ 100 milhões da EMC em cinco anos no Brasil, anunciado em 2011, é focado inicialmente na aquisição, análise, colaboração e visualização de dados. A decisão da EMC, de situar seu novo e avançado Centro de P&D no Parque Tecnológico da UFRJ, é o resultado da colaboração entre o município e o Estado do Rio de Janeiro a fim de atrair empresas de alta tecnologia para a cidade.

O Acordo de Cooperação Técnica foi assinado pela cidade do Rio de Janeiro e pela EMC nesta tarde, em uma cerimônia no EMC Big Data Summit, organizado pela EMC no novo Centro de P&D de Big Data no Parque Tecnológico da UFRJ. Entre os participantes estavam Franklin Coelho, secretário de Ciência e Tecnologia da cidade do Rio; Karin Breitman, vice-presidente e gerente geral do Centro de P&D de Big Data da EMC no Brasil; e Patrícia Florissi, CTO de Vendas Globais da EMC.

“Essa é uma união estratégica para a consolidação de um novo sistema de gestão da informação urbana com foco em Cidades Inteligentes. Não só informação em tempo real, mas também análises e simulações baseadas nas séries históricas dos dados, pensando em seu redirecionamento e em sua ligação com os indicadores que garante uma cidade ágil, sustentável e resiliente. Esta parceria une a expertise da EMC em organização de Big Data com o Programa Estratégico do Rio de Janeiro para a consolidação da cidade em território inteligente”, afirma o secretário de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro, Franklin Coelho.

“A EMC está na vanguarda da tecnologia e colaboração de Big Data com parceiros-chaves, como a cidade do Rio de Janeiro que é outro exemplo do nosso compromisso a longo prazo para impulsionar a inovação no Brasil, enquanto o estado da tecnologia Big Data avança globalmente. Nosso Centro de P&D no Brasil oferece uma combinação perfeita de parcerias, pessoas e ideias inovadoras para conduzir pesquisas revolucionárias em Big Data que descubram novas maneiras de extrair valor máximo dos dados gerados dentro da organização municipal para todo o mundo”, disse Brian Gallagher, presidente mundial da Divisão de Enterprise e Middle Range Storage da EMC.

“Estamos contentes em trabalhar com a cidade do Rio nessa importante iniciativa de big data que irá criar, validar e promover a adoção de tecnologias inovadoras para cidades inteligentes. Parcerias e projetos como estes fazem parte de nossa estratégia global para ajudar os clientes a fazer uso inovador de suas informações, a fim de promover níveis mais altos de produtividade e dar margem a novas ideias. Acreditamos que nosso relacionamento cooperativo com a cidade do Rio contribuirá para que o Brasil se torne um importante colaborador em pesquisa de big data”, ressalta Karin Breitman, cientista-chefe do Centro de P&D de Big Data da EMC no Rio.