Após o go-live do projeto da reimplementação do ERP da SAP, ocorrido em 2013 e conduzido pela Sonda IT, a CMPC Celulose Riograndense, empresa de celulose de fibra curta de eucalipto que integra o grupo chileno Compañia Manufacturera de Papeles e Cartones (CMPC), optou por ampliar o contrato com a integradora para suportar o software de gestão através de um contrato de sustentação do SAP, mais conhecido como AMS ( Application Management and Support ).

A CMPC, que recentemente anunciou investimento da ordem de R$ 5 bilhões na ampliação da sede da empresa, em Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, definiu uma estratégia agressiva de outsourcing, na qual todos os serviços de suporte e operação serão terceirizados.

“Com a modernização da fábrica, pretendemos quase quadruplicar a produção de celulose, passando das atuais 450 mil toneladas por ano para 1,75 milhão de toneladas. Para isso, estaremos centrados em nosso core business, enquanto a Sonda IT suportará os aspectos tecnológicos”, explica o gerente de TI da CMPC Celulose Riograndense, Carlos Cesar Almeida.

O contrato, que tem cinco anos de duração e entrou em vigor em março de 2013, envolve manutenção, ajustes e melhorias de processos no ambiente do sistema SAP. Ao todo, a Sonda IT irá suportar 250 usuários que utilizam a ferramenta.

De acordo com Almeida, o contrato de AMS está indo muito bem, com resultados dentro do SLA (Service Level Agreement) estabelecido, e a Sonda IT tem demonstrado flexibilidade nas demandas extras de alocação de profissionais. “Ainda no projeto de reimplementação do SAP, percebemos que o relacionamento com a Sonda IT seria a médio e longo prazo. Isso porque os profissionais da companhia têm não só conhecimento e experiência em implementação do SAP, mas também comprometimento”, explica o gerente, acrescentando que as mudanças nos processos já são visíveis e trouxeram boas respostas a incidentes críticos, como no caso da folha de pagamento, e também permitiu a implementação de melhorias, dentre elas a automação bancária.

O SAP ERP é uma solução bastante abrangente e contempla vários módulos que corresponde a uma área específica. “A SAP está preparada para atender as demandas estratégicas e necessidades específicas da CMPC em seu projeto de expansão”, diz Sandra Vaz, vice-presidente para Ecossistema e Canais da SAP para América Latina

Para a diretora da regional gaúcha da Sonda IT, Karine Lima, este contrato representa a capacidade da companhia de atender seus clientes desde a implementação do SAP, trazendo sua experiência de 18 anos em projetos desta tecnologia, até seu suporte e integração de soluções que complementem o software de gestão, evoluindo o contrato à medida que o cliente tiver novas demandas.

“Nosso leque de soluções nos permite prestar serviços que partem da infraestrutura básica de rede para as demandas de TI, como cabeamento e telefonia, passando pela implementação de um ERP, o que inclui softwares fiscais próprios complementares ao sistema de gestão da SAP, até a manutenção e suporte dessas soluções. Além desta ampla oferta, ainda disponibilizamos aos clientes nosso Data Center para demandas de novos projetos, que pode ser utilizado através do serviço de nuvem caso o cliente não tenha interesse em ampliar seu ambiente interno de TI, proporcionando assim um modelo híbrido de acesso”, finaliza Karine.