Fundado em 2003, o BPN Brasil Banco Múltiplo é especializado nas áreas de crédito financiamento e investimento, comércio exterior, repasses do BNDES e tesouraria. O foco em operações mais sofisticados torna crítica a pesquisa e análise de informações sobre clientes, fornecedores, sejam pessoas físicas ou jurídicas e, por isso, a instituição é usuária da solução upMiner, desenvolvida pela upLexis.
De acordo com Ana Sílvia Barbosa, advogada responsável pelas áreas jurídica e de compliance do BPN, o contrato com a upLexis surgiu da necessidade de uma ferramenta que auxiliasse na pesquisa e consolidação de informações sobre pessoas físicas e jurídicas disponíveis em fontes públicas. “Nós fazíamos as pesquisas de forma manual em diversas fontes, o que demandava muito tempo”, explica.
Com a adoção da solução, o upMiner passou a ser utilizado pelas áreas de cadastro, crédito e compliance do banco. Ana Sílvia explica que a ferramenta é utilizada para a busca de informações sobre pessoas físicas e jurídicas disponíveis em várias fontes. “Estas informações são consolidadas e ordenadas em um dossiê eletrônico”, explica a executiva, lembrando que o retorno da utilização foi muito positivo.
“A consolidação das informações em um dossiê eletrônico é muito útil para complementar o processo de ‘conheça seu cliente/conheça seu prestador’, tanto para a obtenção de informações cadastrais complementares, como para a análise da área de compliance, com foco em prevenção à lavagem de dinheiro”, afirma. No caso do BPN, o serviço possibilitou a automatização e agilidade a um processo que antes era feito manualmente.
A solução
O upMiner é uma plataforma desenvolvida pela upLexis que agrega informações que servem de apoio à tomada de decisão em áreas como crédito, risco, fraude e compliance, entre outras. Sua principal funcionalidade é coletar informações em fontes públicas e privadas de dados disponíveis na Web, e apresentá-las de maneira inteligente para o usuário.
O serviço também agrega informações que não estão disponíveis na Web, como aquelas contidas nos Diários Oficiais, ou que não estejam facilmente acessíveis, como as notícias mais relevantes sobre um determinado tópico, previamente trabalhadas pelo upSearch. Com isso, o usuário pode, por exemplo, agregar os dados vindos dos relatórios da Serasa com aqueles extraídos de fontes públicas como Receita Federal, enriquecidos com notícias e documentos relevantes recuperados na Web, por exemplo.
Como resultado, a empresa usuária do serviço pode contar com informações muito mais consistentes na hora de fazer a avaliação financeira de seus clientes ou fornecedores. Para isso a plataforma acessa bases de dados de fontes como Google, Yahoo e Bing; blogs, redes sociais e grupos de discussão; e órgãos como Receita Federal, Serasa, Sintegra, Tribunais de Justiça, Diários Oficiais etc.
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