Alunos da FIAP montam kit de impressora 3D com astronauta da NASA

Sintetizei hoje no TI para Negócios, pela Rádio Eldorado, vários conhecimentos obtidos durante a minha participação no Executive Program, da Singularity University, realizado em São Paulo, na FIAP.

Ouça abaixo o comentário que fiz nesta quarta (17 de novembro de 2010) no TI para Negócios, no Jornal Eldorado Primeira Edição:

 

* * *

Impressora 3D

Alguns estudantes de engenharia da FIAP montaram um kit experimental de impressora 3D, trazido pelo astronauta Dan Barry. A impressora fabrica peças plásticas projetadas em CAD (Computer-Aided Design, ou desenho amparado por computador).

Uma das peças fabricadas foi um apito de plástico que, além de real, funciona!!! :-)

Impressora 3D fabricando apito de plástico preto, sobre plataforma cor de laranja

A impressora tem três eixos de deslocamento (X, Y e Z), ou seja: para cima ou para baixo; para frente ou para trás; e para os lados. Um tubo de plástico flexível é a “tinta”, que se derrete na ponta aquecida do braço de impressão para criar os objetos.

O funcionamento aparentemente simples e a aparência improvisada do kit (foto) dão a falsa impressão de fragilidade do sistema.

No entanto, os alunos da FIAP conseguiram reproduzir umas das peças do equipamento com a própria impressora. Ou seja, a máquina pode fabricar clones de si própria, imprimindo as peças para um novo kit.

Parece que eu já vi isso em algum filme de ficção científica… Mas agora é real!